logo RCN
Tradicionalismo

Bia Melo

Tradicionalismo

Tradicionalismo significa manter os costumes dos antepassados. Cultura também é relacionada ao aprendizado incorporado através dos tempos por um povo. As culturas demoram décadas, séculos para se legitimarem, pois são obras humanas muito difíceis de serem construídas.

O gaúcho é conhecido por manter viva suas tradições, que são cultuadas em todos os cantos do Rio Grande do Sul e em qualquer lugar do mundo onde se possa encontrar um grupo de gaúchos. Isso comprova que a tradição construída aqui no Estado é forte. O convívio nos CTGs é a marca registrada da verdadeira cultura dos pampas.

Existe, no Rio Grande do Sul, um movimento que alguns chamam de tchê music. Esta nova tendência está tentando incluir novos ritmos diferentes dos que são cultivados há gerações, alterando as danças e o jeito de se vestir nos bailes, descaracterizando até as pilchas. Aparentemente, o objetivo deste movimento é conquistar mercado no centro do país.

Ora, os grupos e os cantores mais tradicionais daqui fazem shows pelo Brasil inteiro, sem abrir mão da tradição mais pura, levando por estes pagos a cultura gaúcha nas pilchas e nas músicas que cantam. Por isso, tradição e cultura não se modificam. Quem quiser criar um novo movimento que o faça independente da cultura predominante, não se aproveitando da força do movimento tradicionalista gaúcho para incutir novas idéias.

Felizmente, aqueles que honram as tradições repudiam essas tentativas de incluir novos ritmos e tantas outras invenções que, por certo, virão no seu rastro, que descaracterizam até a indumentária do gaúcho autêntico. Da mesma forma, que busquem um espaço próprio para divulgar este novo movimento, longe dos CTGs.

Os verdadeiros CTGs vem de gerações, sendo o lugar onde se vive e se divulga a cultura dos que amam os costumes autênticos do Rio Grande. Vamos lutar para que as novas gerações continuem levando no peito o orgulho de ter nascido neste pago, cultivando a cultura e a tradição herdada dos seus antepassados, sem modismos e outros interesses colocados acima da manutenção desses valores.

Autor: Vilnei Costa


Com muito carinho um registro da Aniversário Lisangela Branco (Mana) com

suas amigas e parceiras, Rita Silvania e Sadiana Melo Lopes, que unidas na

tradição compõem o grupo de cavaleiras de Capão Alto.


Flávia Rafaeli Montemezzo e Izilda Rafaeli brindaram a vida e o amor de

mãe e filha na Vinícola Abreu Garcia




O narrador de rodeios e apresentador do Programa Batendo estribo da

Nevaska FM de São Joaquim, Bruno Figueroa, comemorou mais um ano

de vida rodeado de seus familiares!! Parabéns!


O comportamento do gaúcho

Paul Rivet (o importante antropólogo francês do século passado, fundador do Museu do Homem e estudioso dos povos da América Latina) levantou uma publicação de 1833, do jornal "Le National", Paris, com várias informações sobre o gaúcho, entre as quais: "Sua fala é enérgica, rápida e irregular; falam com fogosidade e grande facilidade; são imaginativos de espírito vivaz e apaixonados. Entre eles, quem sabe montar, laçar, atirar a boleadeira e manejar uma faca, está completo. ( ) são improvisadores, vivendo às expensas das inextinguíveis tropas de gado, cuja carne é a base de sua alimentação. Muitos jamais comeram pão. Sua calma habitual cede lugar a um ardor indomável quando o fogo de suas paixões se acende, o que não é raro. O sentido de independência e amor à pátria, por exemplo,e manifestaram mais de uma vez entre estas gentes grosseiras de alma heróica. Quando estoura uma guerra, este povo pastoril e pacífico se volve, de golpe, em um exército de terríveis guerreiros. Seu gosto pelo baile e música mostra igualmente, que sua sensibilidade é susceptível de grande exaltação. O Gaúcho é bravo por temperamento, mas sua bravura é animal (..). São capazes (..) dos mais formosos atos de devoção e sacrifício pessoal pela causa que abraçaram. Em suas brigas, em que o jogo é a causa mais habitual, estão sempre prontos a degolar-se. À menor provocação, sacam a faca e corre sangue".

Bia Melo Anterior

Bia Melo

Bia Melo Próximo

Bia Melo

Deixe seu comentário