logo RCN
Tradicionalismo

Bia Melo

Italianos foram atraídos pelos ideais farroupilhas

Aqui, recebeu em 14 de dezembro do mesmo ano a autorização do governo farroupilha para realizar o corso, isto é, para atacar de barcos e navios as propriedades inimigas, apossando-se de seus bens. Para poder executar essa tarefa recebeu o posto de capitão-tenente, e foi-lhe determinado que coordenasse o armamento de dois lanchões, que estavam sendo construídos no estaleiro farroupilha, no Rio Camaquã. Cada um desses barcos, quando pronto, tinha duas peças de bronze e uma tripulação de 35 homens. Um deles foi comandado por Garibaldi, outro por John Griggs, um americano que também havia sido seduzido pela causa farroupilha.

Com esses dois barcos, Garibaldi iniciaria sua guerra de corso na Lagoa dos Patos. Aproveitando-se do fato de suas embarcações serem pequenas, e portanto poderem transpor os bancos de areia que dificultavam a navegação dos navios - de maior porte - da Marinha Imperial, Garibaldi atacava as estâncias de legalistas que estavam nas margens da lagoa, apossando-se de cavalos, mantimentos etc.

Em julho de 1839, após coordenar a epopéia de transporte dos lanchões por terra, participou do ataque a Laguna, em Santa Catarina. Ali, conheceu Ana Maria Ribeiro da Silva, que passou à história como Anita Garibaldi, e que iria acompanhá-lo por toda a sua vida.

Quando Garibaldi a encontrou em Laguna, Anita era casada com Manuel Aguiar, a quem deixou para seguir Garibaldi. Desde o início, revelou-se a companheira ideal para o revolucionário, participando com extrema bravura dos combates de defesa de Laguna contra os imperiais. Em 15 de novembro de 1839 foi presa no combate de Curitibanos, mas fugiu atravessando o Rio Canoas a nado, agarrada à crina de seu cavalo, indo assim se reencontrar com Garibaldi em Vacaria. No Rio Grande deu à luz a seu primeiro filho, Menotti, e continuou a combater ao lado de Garibaldi até que este, em 1842, deixou as tropas farrapas, indo para Montevidéu.

Anita iria acompanhá-lo, mesmo quando voltou para a Itália, em 1848, e iria estar ao seu lado nas lutas em que participou contra os austríacos naquele ano e no seguinte, quando morreu, durante uma fuga após um combate. Garibaldi, por sua vez, continuou a sua vida de revolucionário, sendo um dos líderes do movimento que resultou na unificação da Itália (concluída em 1870), e falecendo em 1882.

Fonte: Lígia Gomes Carneiro


Fernart reuniu jovens em Criciúma

Ocorreu no último sábado, dia 26 de fevereiro, na cidade de Criciúma durante a edição especial do Fenart (Festival Nacional da Cultura Gaúcha), o 3° Encontro de Gestores Jovens da CBTG. Teve como objetivo a união da juventude tradicionalista e os líderes do Movimento Tradicionalista Gaúcho apontando formas de atuação, gestão e maneiras de proporcionar maior visibilidade aos jovens. Com participação dos presidentes das federações e Presidente da CBTG, os quais expuseram suas opiniões e vivências reafirmando a importância da da juventude como célula viva dentro do tradicionalismo. O MTG-SC esteve representado pelo atual presidente, o Sr. Alex Corrêa, o qual demonstrou total apoio às iniciativas da juventude tradicionalista e mencionou a importância de fomentar a cultura em todas as esferas da tradição, desde a infância. O evento contou com a participação de diversos jovens tradicionalistas, onde alguns apresentaram seus anseios, dificuldades e perspectivas em relação ao futuro dentro de suas entidades. O presidente da CBTG Roberto Basso parabenizou a atual gestão de peões e prendas e colocou-se a disposição para continuar apoiando iniciativas do prendado, assim como, no caso da Revista da Liderança Jovem lançada de forma digital durante a pandemia e, que com o apoio financeiro da CBTG teve a 3° edição desta revista impressa e entregue aos participantes do evento. Para Andressa Schein, 1° prenda juvenil da CBTG "a revista tornou-se a forma de comunicação entre a CBTG e o Brasil tradicionalista. Com ela conseguimos reproduzir em um único meio de comunicação assuntos relacionados à história, cultura, atualidade e ainda expor os anseios de toda uma gestão". De acordo com Renata Pompeo, 2° Prenda da CBTG (MTG/PR) "a oportunidade de estar com os colegas de gestão representando toda a juventude tradicionalista pelo Brasil foi uma grande honra, além disso reacendeu em cada um de nós a chama da resiliência e da luta por um movimento cada vez mais inclusivo e acolhedor". Durante o sábado, em meio a programação do Fenart, foi promovida uma Mostra Cultural, a qual contou com a participação do MTG-SC através das prendas Francine Rocha (6°RT), Isadora Lemos- 1° Prenda MTG/SC e Katia Ramos - 1° Prenda Veterana 1°RT. DO MTG-MS houve a participação da 2° Prenda Katharine Souza e do MTG-MT participou a prenda Laura Muller da Silva. A representante da CBTG na mostra foi a prenda Andressa Schein (MTG/SC). "Um evento que marca o recomeço de encontros presenciais de uma gestão que tem muito para oferecer, criar e compartilhar" encerra Cristina Rodrigues, 3° Prenda Veterana CBTG (MTG/SC).

Fonte: @thaisdutrajornalista - através PodPrenda



A cidade de Criciúma/SC foi palco da 19° edição do Rodeio Crioulo

Nacional de Campeões, que aconteceu no CTG Pedro Raimundo

no último final de semana. Iago Schmuller conquistou o título de

Campeão Nacional no Laço Comprido e de Individual de Peão. Ele

foi vice-campeão no Laço Seleção. Um jovem laçador que soma

inúmeras conquistas, e para enriquecer o currículo consagra-se o

campeão brasileiro. Parabéns!



Laélio Bianchini da Costa Ávila, que comemorou, no último dia 1, seus

81 anos de idade. Um grande esteio da nossa arte e cultura regionalista.

Que o patrão velho lhe conceda muita saúde e vida longa!! Felicidades

Tio Lelo!!

Foto: Studio Augusto Camargo

Bia Melo Anterior

Bia Melo

Bia Melo Próximo

Bia Melo

Deixe seu comentário