<
logo RCN
São Joaquim

Show Nacional Bruninho e Davi será atração no aniversário

Show Nacional Bruninho e Davi será atração no aniversário de São Joaquim. O município de São Joaquim vai completar 136 anos no dia 07 de maio. Para comemorar a data, a prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo, está organizando uma programação festiva.

O evento será no domingo, dia 07 de maio, no Parque Nacional da Maçã, com parquinho infantil, show nativista com Éder Goulart, cerimônia de lançamento da 23ª Festa Nacional da Maçã, coroação da rainha e princesas da festa e comemoração especial do aniversário da cidade. Para fechar o evento, a dupla Bruninho e Davi vai fazer um show nacional no palco principal do evento.


Um pouco de São Joaquim

Uma pequena cidade na Serra Catarinense, com verões frescos e precipitação de neve no inverno. Assim é São Joaquim, considerada uma das cidades mais frias do país.

O município, entretanto, já descobriu sua vocação para o turismo, que movimenta sua economia. Todo ano, um grande número de turistas ocupa seus hotéis e pousadas, principalmente no inverno, ávidos por ver neve.

Os hotéis contam com aquecimento e, além de fornecerem agasalhos apropriados, ainda emitem alertas de neve. E quando a neve cai, as brincadeiras começam, incluindo os lendários bonecos de neve. 

As vinícolas reforçam o potencial turístico do município. São empreendimentos construídos para atrair simpatizantes do enoturismo, o turismo do vinho. Quem as visita, encontra estruturas belíssimas, vinhos e opções gastronômicas de qualidade. 


História de São Joaquim

Registra-se, por volta de 1750, o nome de Bento do Amaral Gurgel Anes, futuro 2.ª capitão-mor da vila de N. S.ª dos Prazeres de Lajes, que se casou com a fazendeira Catarina Fragoso, proprietária no lugar denominado "As Tejucas". No decênio 1755/65, Manoel da Silva Ribeiro e seus filhos Inácio e Pedro instalaram-se na "sesmaria e fazenda do Pelotas". Mais tarde a fazenda do Socorro coube a João da Silva Ribeiro, ao casar-se este com a filha de Mateus José de Souza. O entrelaçamento das famílias pioneiras fez surgir extenso feudo rural, ampliado em 1818 e 1820 com o casamento dos irmãos Manoel e Firmino Rodrigues Nunes com filhas de João da Silva Ribeiro. 

Em 1866 iniciou-se a abertura de estradas ligando o povoado a Lajes e Laguna, o que possibilitou maior progresso. A iniciativa é atribuída a Manoel Joaquim Pinto, estancieiro paulista, celebrado como o fundador da atual cidade.

A instalação da 1ª Câmara Municipal foi em 7 de maio de 1887 onde foram eleitos como vereadores Matheus Ribeiro de Sousa, Marcos Batista de Sousa, José Alves de Sá, José Rodrigues de Sousa, João de Deus Pinto de Arruda, Aureliano de Sousa e Oliveira (Neto) e Policarpo José Rodrigues!

Fonte: sãojoaquim.sc.gov.br


Aeroporto da Serra Catarinense recebe certificação de equipamento que garante regularidade na operação Anterior

Aeroporto da Serra Catarinense recebe certificação de equipamento que garante regularidade na operação

Baile da Melhor Idade é realizado no interior de Bocaina do Sul Próximo

Baile da Melhor Idade é realizado no interior de Bocaina do Sul

Deixe seu comentário