-
Amures / Divulgação
Parceria idealizada através do Consórcio Intermunicipal de Saúde - CIS-Amures, envolvendo equipes da saúde das secretarias municipais para transporte de pacientes e demandas da Covid-19, completou esta semana 50 dias.
Dezenas de vítimas da pandemia que poderiam ter o quadro clínico agravado ou acabado em óbito, foram atendidas às pressas pelas equipes de transportes. A descentralização do serviço foi aprovada pelos prefeitos da Amures, em assembleia ordinária.
Segundo a diretora executiva do CIS-Amurees, Beatriz Rodrigues Bleyer, foi montada uma escala de deslocamento de equipes de saúde dos municípios para atuar como suporte nas demandas a partir de Lages.
"Fez uma grande diferença esta ação conjunta para salvar vidas, num momento muito crítico que passamos na pandemia. Ainda hoje, o serviço está ativo, porque a pandemia não acabou", comenta Beatriz Bleyer.
As ambulâncias equipadas e com profissionais como técnicos de enfermagem, motorista e enfermeiro, chegam cedo no Centro de Triagem Tito Bianchini e passam o dia desempenhando tarefas para desafogar os serviços.
Dentre as atividades desses apoios, realizam o transporte de pacientes para outros municípios da região, deslocam com paciente para exames ou consulta em clínica especializada e auxiliam em serviços diversos relacionados aos transportes.
Beatriz Bleyer afirma que a experiência está sendo muito boa, porque se conseguiu fazer o alinhamento e organizar o atendimento junto ao serviço hospitalar da região.
As escalas de serviços continuam e a recomendação às pessoas é que sejam conscientes, adotem as medidas sanitárias de prevenção para ajudar a aliviar a tensão da estrutura e do quadro de profissionais que atuam no combate ao coronavírus.
Deixe seu comentário