Palmeira receberá iluminação pública de Led
Por meio do Programa Eficiência Energética, promovido pela Celesc/Aneel, quatro municípios da Serra Catarinense foram contemplados com iluminação pública de led, e Palmeira foi um deles. Capão Alto, Campo Belo do Sul e Ponte Alta também serão contemplados. Tendo como objetivo estimular o uso consciente de energia elétrica na iluminação pública das cidades catarinenses, o programa de Eficiência Energética, tem proporcionado às prefeituras catarinenses uma economia de R$ 5,7 milhões por ano, ou o equivalente a 7.654 MWh e o plantio de mais de 9 mil árvores.
Segundo o engenheiro eletricista do Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense (Cisama), Edson Pites de Liz, serão substituídas 186 luminárias na área urbana em Palmeira. "A Celesc irá custear basicamente tudo, as luminárias, braços (suporte) e mão-de-obra. O que ficará sob incumbência do município será apenas os conectores, ferragens (braçadeira, porcas, parafusos, arruelas. Em Palmeira serão utilizados 156 braços, pois 30 braços estão em boas condições e não serão retirados", explica Edson de Liz.
Conforme explica a prefeita, Fernanda Córdova, no dia 8 de abril a equipe do Cisama foi até Palmeira para fazer o levantamento das luminárias e realizar o projeto para apresentar ao programa da Celesc/Aneel. Após concluído e apresentado, foi anunciado no dia 5 de outubro em Urubici na assembleia-geral dos prefeitos da Amures, que Palmeira havia sido um dos municípios que tiveram se contemplados "Ficamos felizes por sermos contemplados, além de melhor a iluminação, diminuir o consumo de energia elétrica, bem como a manutenção da iluminação pública de Palmeira, teremos melhorias relacionadas ao meio ambiente", ressalta Fernanda Córdova.
A próxima etapa para a concretização do projeto será realizada nos dias 23 e 24 de novembro, conforme Edson, a equipe da Celesc irá até o município para realizar a fiscalização. "Nós vamos até Palmeira com a equipe da Celesc para fazer uma conferência do projeto. A previsão é que a instalação das luminárias de led, seja feita no primeiro semestre do ano seguinte devido à demanda dos outros municípios que também foram contemplados", afirma o engenheiro eletricista.
Deixe seu comentário