<
Economia

Otacílio Costa quer se tornar referência na produção de frutos vermelhos

“Temos um grande desafio na região da Amures, que é desenvolver o turismo. Em Otacílio Costa, já somos referência na produção florestal, no setor metalmecânico e de confecções. Agora, buscamos a referência na produção de frutos vermelhos. Com isso, fortalecemos o turismo rural e geramos renda para as pequenas propriedades”.

A declaração é do prefeito de Otacílio Costa e presidente eleito da Associação dos Municípios da Serra Catarinense (Amures), Fabiano Baldessar, durante a 1ª Colheita de Frutos Vermelhos do município, realizada na tarde desta segunda-feira (15), no sítio João Maria Mello, de propriedade de Clebs Peixoto e Edna de Liz.

O prefeito destacou que a produção de pequenos frutos contribui para a melhoria da renda no campo e incentiva a permanência dos jovens no meio rural.

“O maior problema hoje no meio rural é a sucessão familiar. Atividades como essa, desenvolvidas em pequenas áreas, são importantes ferramentas de agregação de valor e geração de renda. Quem sabe, em um futuro próximo, possamos implantar uma agroindústria para o processamento desses frutos”, ressaltou Baldessar.

O evento evidenciou a produção de amora e framboesa no sítio João Maria Mello. A propriedade produz, anualmente, mais de uma tonelada dessas duas espécies em uma área aproximada de três mil metros quadrados

 A cultura de frutos vermelhos contribui para o fortalecimento do agroturismo e, segundo o engenheiro-agrônomo da Epagri, Murilo Pereira da Silva Nunes, responsável pelo acompanhamento técnico do projeto, os resultados têm sido bastante animadores.

“O comércio local já absorve a produção do sítio João Maria Mello. Este é o terceiro ano do projeto e a produção vem crescendo gradativamente. São diversos cultivares, todos certificados, e sabemos que é possível alcançar até 20 toneladas de amora irrigada por hectare, o que torna a atividade altamente atrativa para o meio rural”, explicou Murilo Nunes.

O evento foi realizado em parceria entre a Epagri e a Prefeitura de Otacílio Costa, com a participação de autoridades, imprensa e convidados.

Os presentes conheceram o pomar experimental de amora e framboesa, degustaram os frutos colhidos no local e participaram de uma confraternização com café, sucos e produtos à base de amora e framboesa. E ainda fizeram um brinde com espumante no pomar de amoras.

Fotos: Onéris Lopes/Amures

Otacílio Costa quer se tornar referência na produção de frutos vermelhos Anterior

Otacílio Costa quer se tornar referência na produção de frutos vermelhos

Vereador propõe destinação do duodécimo da Câmara para o novo hospital Próximo

Vereador propõe destinação do duodécimo da Câmara para o novo hospital

Deixe seu comentário