Município formaliza adoção de espaços públicos por empresas e entidades |
“Temos um grande desafio na região da Amures, que é desenvolver o turismo. Em Otacílio Costa, já somos referência na produção florestal, no setor metalmecânico e de confecções. Agora, buscamos a referência na produção de frutos vermelhos. Com isso, fortalecemos o turismo rural e geramos renda para as pequenas propriedades”.
A declaração é do prefeito de Otacílio Costa e presidente eleito da Associação dos Municípios da Serra Catarinense (Amures), Fabiano Baldessar, durante a 1ª Colheita de Frutos Vermelhos do município, realizada na tarde desta segunda-feira (15), no sítio João Maria Mello, de propriedade de Clebs Peixoto e Edna de Liz.
O prefeito destacou que a produção de pequenos frutos contribui para a melhoria da renda no campo e incentiva a permanência dos jovens no meio rural.
“O maior problema hoje no meio rural é a sucessão familiar. Atividades como essa, desenvolvidas em pequenas áreas, são importantes ferramentas de agregação de valor e geração de renda. Quem sabe, em um futuro próximo, possamos implantar uma agroindústria para o processamento desses frutos”, ressaltou Baldessar.
O evento evidenciou a produção de amora e framboesa no sítio João Maria Mello. A propriedade produz, anualmente, mais de uma tonelada dessas duas espécies em uma área aproximada de três mil metros quadrados
A cultura de frutos vermelhos contribui para o fortalecimento do agroturismo e, segundo o engenheiro-agrônomo da Epagri, Murilo Pereira da Silva Nunes, responsável pelo acompanhamento técnico do projeto, os resultados têm sido bastante animadores.
“O comércio local já absorve a produção do sítio João Maria Mello. Este é o terceiro ano do projeto e a produção vem crescendo gradativamente. São diversos cultivares, todos certificados, e sabemos que é possível alcançar até 20 toneladas de amora irrigada por hectare, o que torna a atividade altamente atrativa para o meio rural”, explicou Murilo Nunes.
O evento foi realizado em parceria entre a Epagri e a Prefeitura de Otacílio Costa, com a participação de autoridades, imprensa e convidados.
Os presentes conheceram o pomar experimental de amora e framboesa, degustaram os frutos colhidos no local e participaram de uma confraternização com café, sucos e produtos à base de amora e framboesa. E ainda fizeram um brinde com espumante no pomar de amoras.
Fotos: Onéris Lopes/Amures



Deixe seu comentário