<
logo RCN

Morro do campestre é visita obrigatória em Urubici

  • Visitantes do Rio de Janeiro e São Paulo

    Cláudia Pavão

Um dos pontos turísticos mais visitados de Urubici  está a 1.371 metros de altitude e com vista para o Vale do Rio Canoas. É o Morro do Campestre, composto por formações de arenito no topo de uma montanha. Mesmo durante os dias de semana, esse ponto turístico recebe visitantes vindos de todos os cantos do Brasil.

Localizado em uma fazenda particular, a propriedade passou por reestruturação, com obra realizada entre 2018 e 2019 tornando o aceso ao topo da montanha mais fácil, com rampas e escadarias pavimentadas e com corrimão, dando mais segurança aos visitantes.

O que mais chama a atenção é a passagem entre as rochas que parece uma porta ou janela, e pode ser vista de longe.

Anteriormente, o local era conhecido como Morro da Cruz, pois havia uma cruz de madeira na abertura das rochas. Com o tempo, a cruz apodreceu e não foi recuperada. A abertura, hoje, é o lugar ideal para fotos.


Como chegar

Saindo de Urubici, o acesso é pela estrada de chão batido que leva a Urupema (BR-475). Depois de 7 quilômetros, já se avista o morro à esquerda e a entrada da fazenda. 

Dentro da fazenda, há mais um trecho de 1,3 km de subida, que agora está todo concretado. Lá no alto, tem estacionamento e mais um trecho com rampas e escadarias de concreto.


O que fazer no Morro do Campestre

Lá no alto há vários mirantes com vistas de 360 graus. Mas as melhores são as que dão para o Vale do Rio Canos, de onde é possível avistar o vale verde abaixo, a estrada e as sinuosas curvas do rio.

Além da formação principal, onde fica a abertura, e possível subir nela e seguir no outro pico ao lado, ainda mais alto. O acesso foi liberado recentemente (em 2019), com a inclusão de degraus nas próprias rochas. Lá no alto ainda há uma trilha que leva a outras partes do morro. Muitos procuram o local para apreciar o pôr-do-Sol.

Temporal que atingiu comarca de Correia Pinto não reflete no atendimento às demandas Anterior

Temporal que atingiu comarca de Correia Pinto não reflete no atendimento às demandas

Urupema e Cerro Negro ganham agências do Sine Próximo

Urupema e Cerro Negro ganham agências do Sine

Deixe seu comentário