logo RCN
TJSC

Lar Legal entrega títulos em Bom Retiro e já planeja regularizar 200 terrenos em 2023

  • Rodrigo Becker

Os beneficiados desta primeira etapa vivem em áreas no bairro São José. Alguns deles há 40 anos

O programa Lar Legal, uma iniciativa do Poder Judiciário em parceria com municípios catarinenses, fez a entrega de 72 títulos de propriedade a moradores de Bom Retiro, na Serra catarinense. No início do mês, seis famílias já haviam recebido os documentos. Para o próximo ano, a prefeitura pretende continuar a parceria para regularizar a situação de mais 200 famílias.
Os beneficiados desta primeira etapa vivem em áreas no bairro São José. Alguns deles há 40 anos. A cerimônia para entrega dos títulos emocionou a maioria, pois, a partir de agora, podem dizer que são donos, de fato, dos terrenos.
Entusiasta do programa, o procurador do município, Carlos Eduardo Lepkaln, avalia como positiva a integração entre o PJSC e as prefeituras. “ Os municípios têm sérios problemas sociais causados pelas ocupações irregulares. Sem a regularização, as famílias não podem fazer ligações de energia ou de água, por exemplo. O programa Lar Legal ajuda a trazer dignidade para essas pessoas”.
O município de Bom Retiro planeja iniciar novo processo de regularização em janeiro de 2023. “Temos mais 200 famílias que estão morando em casas construídas em terrenos de ocupação e que precisam ser regularizadas”, antecipa Carlos. O evento contou com a presença do juiz Luiz Fernando Pereira de Oliveira, diretor do Fórum, e autoridades locais, além do procurador Heitor Frutuoso Junior, representante da Associação dos Municípios da Região Serrana, e do secretário de Planejamento de Lages, Gabriel Córdova.

Sobre o programa
O programa Lar Legal é uma iniciativa encabeçada pelo PJSC com o apoio do Ministério Público, AMC, OAB, Fecam e prefeituras municipais. Com 22 anos, o Lar Legal firma-se como um dos grandes programas de regularização fundiária do país, ao garantir que famílias recebam a documentação que comprova que o terreno pertence ao morador. Ao todo, milhares de títulos já foram entregues pelo programa Lar Legal em diversos municípios catarinenses.


Polícia Civil notifica prostíbulos de Bom Retiro Anterior

Polícia Civil notifica prostíbulos de Bom Retiro

Comitê se reúne para definir ações contra a violência contra crianças e adolescentes ou testemunhas d Próximo

Comitê se reúne para definir ações contra a violência contra crianças e adolescentes ou testemunhas d

Deixe seu comentário