-
Onéris Lopes/Amures
Apresentação dos pratos a serem servidos aos visitantes de Urubici, aconteceu no Ecoparque Cachoeira Papuã, um dos grandes atrativos turísticos de Urubici
Com a presença da presidente da Amures, prefeita de Palmeira Fernanda Córdova; presidente da Santur, Henrique Maciel, prefeita de Urubici, Mariza Costa e do prefeito de Bom Jardim da Serra, Pedro Ostetto; foi aberto oficialmente, na quarta-feira (31/8), o Festival Nacional da Truta (Fenatruta).
Na 6ª edição, o evento se prolongará até 3 de outubro. A apresentação dos pratos a serem servidos aos visitantes de Urubici aconteceu no Ecoparque Cachoeira Papuã, um dos grandes atrativos turísticos de Urubici.
Imprensa, gestores de turismo, empresários e convidados degustaram os pratos, petiscos e iguarias da gastronomia à base de truta que serão servidos com preços especiais durante o festival.
O evento envolve vários estabelecimentos de gastronomia, pousadas, vinícolas, operadoras de turismo, Sebrae, Associação de Pousadas e Hotéis de Urubici (Pouserra) e secretarias de Turismo de Urubici e Bom Retiro. A novidade deste ano, foi o retorno do apoio do Serra Catarina Festival de Inverno. A parceria dos dois festivais une esforços para conquistar o objetivo em comum: atrair turistas e aquecer a economia da Serra Catarinense durante a estação mais fria do ano.
A presidente da Amures destacou o tripé integração, parcerias e apoio da gestão pública. "Este evento fortalece a integração regional, promove a parceria público-privada e reforça as ações do poder público local. Parabéns a todos esses atores, em nome da prefeita Mariza Costa", disse Fernanda Córdova.
A prefeita anfitriã agradeceu a presença dos convidados, e disse que o festival já se tornou um produto de Urubici. "Aqui trazemos um pouco do que temos de melhor da gastronomia regional. E todos são nossos convidados a degustar essa experiência gastronômica. "
O gerente da agência regional do Sebrae, Altenir Agostini, reconheceu as ações que estão sendo feitas pela Pouserra. Também exaltou as parcerias, em especial, o Serra Catarina Festival de Inverno, definindo como sendo uma ferramenta valiosa para integrar todas as ações que existem na área do turismo regional. Ressaltou que a gastronomia e os vinhos também são vetores para o desenvolvimento econômico do Turismo. "Nós do Sebrae, estamos convencidos de que a valorização desses produtos territoriais; assim como a Indicação Geográfica (IG); como a truta, e mais uma série de outros produtos, também fazem parte da diferenciação do nosso turismo serrano."
De acordo com a presidente da Pouserra, Elisa Wypes Sant Ana de Liz, com a pandemia controlada, o Fenatruta retoma as suas atividades normais e a expectativa é de que as duas cidades que integram o Festival recebam ainda mais visitantes.
O presidente da Santur, Henrique Maciel, destacou que a Serra tem as mesmas grandezas que o Litoral Catarinense. Os serranos têm um atrativo com potencial gigantesco do ecoturismo, que faz com que Santa Catarina mostre todo o seu potencial mundialmente, e colocou à disposição a estrutura da Santur para ajudar a promover esse modelo de turismo para o país e ao mundo.
Ainda durante o evento, a Vinícola Pericó, de São Joaquim, fez o lançamento de uma edição limitada, de um vinho desenvolvido, especialmente, para o Fenatruta.
Depois da solenidade de abertura do evento e da degustação dos pratos à base de truta, os convidados puderam experimentar os atrativos do Ecoparque Cachoeira Papuã, como a plataforma de vidro, a Sky Bike, considerada a mais alta do Brasil, o balanço infinito e as cachoeiras.
Deixe seu comentário