Comarca de Lages se une à campanha contra a fome em apoio a instituições locais |
Fenatruta começa na sexta oferecendo experiências gastronômicas e de lazer
-
Cláudia Pavão
Vinhos de altitude produzidos na Serra Catarinense, gastronomia tendo como ingrediente principal a truta e uma paisagem exuberante. Assim foi o lançamento do 5º Festival Nacional da Truta - o Fenatruta, nesta quarta-feira (1/9), em Urubici.
O evento realizado no Café e Restaurante Morro do Campestre mostrou um pouco do que promete o evento que se inicia na sexta-feira (3), segue até o dia 3 de outubro e é realizado pelo Trade Turístico de Urubici - Pouserra; com a correalização do Sebrae.
O Fenatruta, que nasceu há cinco anos com o intuito de promover o turismo em Urubici, fortalecendo os investidores na cidade, nesta edição ganhou também a parceria dos municípios de Bocaina do Sul e Bom Retiro. Em seu discurso no lançamento oficial da 5ª Fenatruta, a presidente da Pouserra, Elisa De liz, destacou a importância da gastronomia da região, do vinho, da espumante, todos produzidos na Serra como forma de fomento ao turismo e à economia, além do privilégio da natureza, mas disse que o Fenatruta não tem o objetivo, apenas, de trazer benefícios a Urubici, mas a toda região; e convocou os demais municípios a se integrarem ao projeto nas próximas etapas.
Elisa reforçou a importância das parcerias, pois sem elas, "não seria possível a realização deste evento, que conta com a participação de restaurantes, pousadas, vinícolas e a correalização do Sebrae".
Altenir Agustini, gerente regional Sebrae, destacou que a entidade tem trabalhado na valorização e no fortalecimento de produtos locais, a exemplo do fortalecimento de produtos regionais, seja por indicação geográfica, seja através de festivais gastronômicos, que colocam esses produtos na vitrine ou outras formas de protagonizar o desenvolvimento. "Nós temos um turismo da experiência e temos, cada vez mais, oferecer experiências exitosas aos nossos visitantes e o Sebrae é sempre parceiro de boas ideias, a exemplo deste festival", disse.
Representando boa parte desses parceiros, Alessander Comandolli, do frigorífico Belo Peixe, falou sobre a importância nutricional da truta e como pode se transformar em um negócio sólido, com a criação de produtos que já estão presentes em mercados entre São Paulo e o Rio Grande do Sul, e também no exterior. "A truta que comemos aqui é a mesma que as pessoas podem encontrar em Miami", exemplificou.
A prefeita de Urubici, Mariza Costa, lembrou que o município está em pleno desenvolvimento e destacou a importância de investimentos de infraestrutura, a exemplo da pavimentação da Serra do Corvo branco que teve autorizado o início da obra, bem como a SC-370, entre Urubici e Rio Rufino. "Tudo isso não é bom só para Urubici, mas para a nossa região. Hoje a Serra está em destaque. Crescendo um município, crescem todos os outros."
Lages quer fazer parte do projeto
Presente ao lançamento do 5º Fenatruta, o secretário de Desenvolvimento e Turismo de Lages, Álvaro Mondadori (Joinha), disse que participar do Pouserra e levar o Fenatruta para Lages é um desejo. "Já conversei com a prefeita Mariza e com a Elisa para que no ano que vem o Fenatruta também ocorra em Lages", disse Joinha, destacando a importância do evento e da integração entre os municípios da Serra.
Deixe seu comentário