logo RCN

Climaterra diz que janela para neve está fechada

  • São Joaquim

    Dionata Costa

Depois de dois dias registrando neve em vários municípios da Serra Catarinense, a partir de agora, não deve mais ocorrer o fenômeno. É o que afirma Climaterra, em sua conta do Twitter. No entanto, o frio deve permanecer e a geada cobrir os campos nas manhãs serranas.

Prevista desde a semana passada, a neve começou a ser registrada na Serra Catarinense na terça-feira (17), e foi observada em, pelo menos, seis municípios: Lages, São Joaquim, Bom Jardim da Serra, Urubici, Urupema e Rio Rufino. Na quarta-feira, o fenômeno se repetiu e ocorreu durante a madrugada em Urupema e Urubici.

Para o meteorologista Piter Scheuer, esta foi a maior neve (camada) registrada no mês de maio em 23 anos, chegando a acumular 2 centímetros na região onde está localizada a Estação Meteorológica Climaterra, 

O estudioso destaca que na terça-feira (17) foram registradas ocorrências de neve, chuva e chuva congelada, tudo ao mesmo tempo, durante a madrugada e também de dia. "Entre 20h e 1h, nevou sem parar em São Joaquim", postou ele.

As condições climáticas dos últimos dias foram favorecidas pela entrada de uma massa de ar frio com origem polar a Santa Catarina, na segunda (16), derrubando as temperaturas no estado. 

Para quinta-feira (19), segundo previsões da Epagri/Ciram, o sol volta a aparecer em Santa Catarina, mas entre nuvens, chuviscos e nevoeiros na madrugada e início do dia. A temperatura será baixa, com chance de geada nas áreas altas do Extremo Oeste e Oeste.

Na sexta (20) e no sábado (21), os dias serão ensolarados e frios, com geada nas regiões mais altas.

Domingo (22) terá sol e poucas nuvens, temperatura baixa em todo o Estado, com geada nas áreas altas da Serra catarinense


Com informações da Climaterra e Epagri/Ciram

Correia Pinto inaugura indústria têxtil Anterior

Correia Pinto inaugura indústria têxtil

Operação Sexta-feira 13, da Polícia Civil, resulta em prisões para combater o tráfico de drogas Próximo

Operação Sexta-feira 13, da Polícia Civil, resulta em prisões para combater o tráfico de drogas

Deixe seu comentário