logo RCN
Comemoração

Cerrito, Campo Belo e Anita estão de aniversário

Neste mês de dezembro, três municípios da Serra Catarinense comemoram a data de emancipação político/administrativa.

Campo Belo do Sul, no dia 3; Anita Garibaldi, dia 4 e São José do Cerrito, dia 7. Todos foram reconhecidos como municípios em 1961 e, portanto, comemoram o aniversário de 62 anos. 

São José do Cerrito e Campo Belo são limítrofes. Cerrito está separado deles, geograficamente, por Cerro Negro. Mas as coincidências vão além. O número de habitantes segundo o IBGE é muito próximo: Cerrito - 8.708, Campo Belo - 7.257 e Anita - 8.285. 

Todos, também, têm na agropecuária sua principal fonte de renda. Cerrito é conhecido como a Capital do Feijão Catarinense, Anita e Campo Belo, além da produção de grãos e gado, possuem grande potencial para o turismo aquático, fruto dos lagos formados por usinas hidrelétricas. 


Anita Garibaldi

Existem diversas versões quanto à história e à origem da localidade. Em 1800, registrou-se a passagem de povoadores paulistas e gaúchos.

Em 1825, surgiram os tropeiros que acampavam no local onde hoje se situa a Prefeitura do Município. Ali eram efetuadas trocas de equinos entre José Maria Antunes e o primeiro morador, o criador Manoel Ribeiro, ficando o lugar conhecido como “ Rincão dos Baguais”.

Em 1900, chegaram famílias italianas que desbravaram as matas para o desenvolvimento da agricultura. Dentre elas destacaram-se as de Paulino Granzotto, Eduardo Salmória, Luiz Gracietti e Joaquim Fermino Varela.

Em 1905, surgiu o primeiro estabelecimento comercial e foi construída uma escola, tendo como primeiro professor, Bradamante Salmória. O nome do município lembra a passagem de Anita Garibaldi, pela localidade de Curitibanos. 


Campo Belo do Sul 

O primeiro fogo populacional ocorre em meados do século XVIII, por volta da década de 1780. A família que desbravou este sertão foram os “Borges do Amaral e Castro”.  Cujos remanescentes ainda povoam este local.

A data de fundamentação burocrática da então fazenda como “freguesia de nossa senhora do patrocínio de baguáes” foi em 10 de maio de 1856, por lei provincial nº 420, que institui a freguesia.

Sendo esta a verdadeira data de aniversário da cidade, que é mais antiga do que imaginava-se.  A data de 03 de dezembro de 1961, foi a emancipação político-administrativo que fundamenta o território como município, pela lei estadual nº. 731, de 17 de julho de 1961.

Fonte: Wanderleia Sales Silva 


São José do Cerrito

Sua primeira denominação surgiu por volta de 1927 na Capela São josé, Localidade de Caru, que significa 'terra fértil'. Só em 1953 a localidade passou a ter o nome de São José do Cerrito.

Sua emancipação político administrativa deu-se em 7 de dezembro de 1961. O primeiro prefeito foi João Severiano Waltrick, com mandato 31 de dezembro de 1961 a 31 de janeiro de 1963. 


Em dois anos, município quer se fortalecer como ícone do turismo Anterior

Em dois anos, município quer se fortalecer como ícone do turismo

Saque de R$ 6.220 está disponível atingidos por granizo Próximo

Saque de R$ 6.220 está disponível atingidos por granizo

Deixe seu comentário