Bom Jardim chega com vitalidade aos 55 anos
Conhecido como o portal da Serra Catarinense para quem chega do Sul do Estado, Bom Jardim da Serra completa, neste sábado, 55 anos de emancipação política e administrativa. Na avaliação da administração municipal, a situação é extremamente favorável. A safra da maçã que se inicia tem expectativa de bons preços e o turismo está em alta. Os dois setores são os pilares da economia e, por meio dos impostos, fornecem os recursos necessários para manter os demais serviços.
O prefeito Pedro Ostetto comenta que três condomínios de alto padrão estão se instalando. São obras que, somadas aos demais setores, irão fomentar a geração de emprego e renda. "Vão trazer mais arrecadação e oportunidade de trabalho para os nossos munícipes.
O município possui vários atrativos naturais e o fluxo de visitantes é elevado, mas na área do turismo, a grande aposta é o complexo que será instalado no mirante da Serra do Rio do Rastro. Dentre outros atrativos, o projeto capitaneado pelo Governo do Estado prevê shopping e passarela de vidro. Na audiência pública, o prefeito fez um apelo para que as pessoas do município, os nativos, não sejam excluídos.
"Na audiência pública, fiz um pedido aos representantes do governo do Estado para respeitar as pessoas que trabalham no mirante da Serra, porque são elas que atendem os turistas até hoje. Os governos passados nunca investiram naquele ponto turístico que é reconhecido mundialmente."
Para ele, os benefícios desse projeto serão para toda região, até porque está provado que nenhum município consegue fazer turismo sozinho. O desenvolvimento precisa ser regionalizado. Nesta lacuna, entra o trabalho realizado pela Amures, principalmente o desenvolvimento do Plano de Desenvolvimento Municipal do Turismo, ferramenta que permite a busca de recursos nas esferas estadual e federal.
A origem do município
Por volta de 1870, aportou Manoel Pinto Ribeiro com os filhos, vindos de Dom Pedrito e fixaram residência no local denominado Fazenda Pelotas. Mais tarde outras famílias do Rio Grande do Sul se somaram para formar o povoamento da região, onde hoje é o município de Bom Jardim da Serra.
Os primeiros moradores abriram picadas na Serra Geral, denominada de Serra do Doze, hoje Serra do Rio do Rastro, onde passavam cavalos e mulas com as tropas para efetuarem a troca de mercadorias com o litoral. Levavam charque, couro, queijo e pinhão. Retornavam com sal, açúcar, farinha e tecidos.
Bom Jardim da Serra é o portal da região serrana catarinense e tem como principal atração a estrada da Serra do Rio do Rastro, que sobe do nível do mar até 1.450m de altitude em apenas 12km de estrada asfaltada.
O distrito foi criado com a denominação de Nossa Senhora do Socorro, por lei municipal nº 4, de 30-03-1905, subordinado ao município de São Joaquim da Costa da Serra, atual São Joaquim.
Pelo decreto-lei estadual nº 86, de 31-03-1938, o município de São Joaquim da Costa da Serra passou a denominar-se São Joaquim e o distrito de Nossa Senhora do Socorro a denominar-se Bom Jardim.
Pelo decreto-lei estadual nº 941, de 31-12-1943, o distrito de Bom Jardim passou a denominar-se Cambajuva. Pela lei estadual nº 282, de 28-07-1949, o distrito de Cambajuva passou a denominar-se Bom Jardim da Serra. Depois de anos, a instalação do município ocorreu em 05 de março de 1967, ou seja, há 55 anos.
Fonte: IBGE
Foto: Bom Jardim da Serra 4 (sugestão usar a foto no pé da página)
Crédito: Onéris Lopes / Amures / Divulgação
Legenda: Mirante da Serra deve receber complexo turístico que vai alavancar o setor
Deixe seu comentário