<
logo RCN
Rio Pelotinhas

PCH Santo Cristo deve iniciar a operação em 2026

Em construção sobre o Rio Pelotinhas, entre Lages e Capão Alto, a Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Santo Cristo deve iniciar sua operação em 2026. A informação foi divulgada quando a direção da empresa Creral, responsável pelo empreendimento, recepcionou no canteiro de obras autoridades e líderes empresariais do município. 

A visita técnica ocorreu no dia 6 deste mês e foi articulada pelo procurador da república, Nazareno Wolff, destacando que devido à distância da cidade, as pessoas não tem ideia do empreendimento que está em construção. “Sendo atualmente o maior investimento privado atual no município de Lages, na ordem de R$ 180 milhões, por isso é importante mostrar às lideranças e à sociedade o que está sendo feito”, esclareceu o procurador.

A PCH Santo Cristo terá potência instalada de 19,5 MW, volume de energia suficiente para atender 31 mil famílias. Durante o período de obras serão gerados 300 empregos diretos, e a maior parte dos insumos para a construção estão sendo adquiridos no estado catarinense, que disponibiliza de um grande parque industrial no setor de geração de energia.

O presidente da Creral, João Alderi do Prado, destacou que o investimento em PCHs em Santa Catarina, se dá principalmente pela abundância de recursos hídricos, a capacidade dos órgãos de licenciamento agirem de forma rápida, conforme a legislação preconiza e o apoio do poder público nas estruturas complementares para tornar possíveis os investimentos, como exemplo a construção de subestações na região para escoar a energia gerada.

No estado catarinense, a Creral já opera duas usinas, uma em Campos Novos e outra em Iomerê, além da PCH Santo Cristo também está construindo a CGH Videira, em Videira, e já tem licença para construir mais duas usinas no Rio Lava Tudo, a PCH Malacara em Painel e a PCH Gamba em São Joaquim.

Detalhes técnicos

A barragem será de soleira livre (com vertedouro), passando o excesso de água por cima. Com túnel adutor para captação de água de 1.945 metros de extensão.

A barragem terá altura de 16m e comprimento de 120m, formando um lago de 33,17 hectares.

Serão 3 turbinas modelo Francis, com potência de 6,5 MW cada.

Amures completa 56 anos em prol da Serra Anterior

Amures completa 56 anos em prol da Serra

Painel do Campo Futuro levanta custos de produção da maçã Próximo

Painel do Campo Futuro levanta custos de produção da maçã

Deixe seu comentário