O candidato não conseguiu reverter a decisão do TRE-SC e vai às urnas sub judice
O cenário político em Otacílio Costa, a terceira maior cidade da Serra Catarinense, apresenta um fato inusitado. O candidato pelo PDT, Luiz Carlos Xavier, o Tio Ligas, não conseguiu reverter a impugnação de sua candidatura, decidida na 93ª Zona Eleitoral de Lages.
O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE/SC), após dois adiamentos, manteve a impugnação por 5 votos a 2, na sessão de segunda-feira (30).
A defesa do candidato recorreu da decisão, mas o TRE/SC manteve o entendimento inicial do Juiz Eleitoral de Lages, impossibilitando o deferimento do registro de candidatura.
Luiz Carlos Xavier confirmou que vai recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) da decisão do TRE/SC. Enquanto o recurso tramita em Brasília, o candidato poderá disputar as eleições sub judice, o que significa que o candidato pode continuar com todos os atos de campanha e até participar de debates, por exemplo. Seu nome permanece na urna, mas os votos atribuído a ele serão considerados nulos, até que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) conclua o julgamento.
Assim, caso Tio Ligas vença as eleições, não será diplomado nem empossado enquanto o recurso estiver em análise; e o presidente da Câmara Municipal assumiria temporariamente como prefeito até que o TSE se pronuncie. Se o recurso for julgado favoravelmente, ele seria diplomado. Caso contrário, uma nova eleição deverá ser realizada.
Tio Ligas disputa a Prefeitura de Otacílio Costa com os candidatos Fabiano Baldessar (MDB), que é o atual prefeito e vai à reeleição; e Henrique Costa (PL)
Com informaçãoes do TRE-SC
Deixe seu comentário