Comarca de Lages se une à campanha contra a fome em apoio a instituições locais |
João Eduardo Della Justina, conhecido pela população como Duduca, tem vários desafios no seu primeiro ano como prefeito de Bocaina do Sul. Mas, dentro das possibilidades, quer realizar a Mostra do Campo, mesmo que em função da Covid tenha que programar o evento para os meses finais deste ano. Espera que com a vacinação obtenha todas as licenças estaduais e federais para realizar a festa com toda a segurança.
Antes, porém, tem outras prioridades. A exemplo de outros municípios da Serra Catarinense precisa melhorar as condições das estradas rurais. "Encontramos muitas máquinas sucateadas. Demos férias para o pessoal da Secretaria de Obras até fevereiro. Esperamos que até lá os equipamentos estejam em ordem e possamos iniciar os trabalhos," prevê João Eduardo.
Diz que recebe muitas reclamações por parte de produtores rurais e já iniciou a recuperação de mata-burros e pontes que estavam em situação muito complicada. Algumas não tinham nem o trilho para a passagem dos veículos. O prefeito também espera firmar convênio com o Governo do Estado garantindo os recursos necessários para manter a malha viária.
A vice-prefeita, Alice Pessoa, explica que 2020 não foi um ano muito bom para a agricultura em função da estiagem. Este ano voltou a chover com regularidade e a produção já aumentou, inclusive com o cultivo de moranga, produção que havia se tornado inexpressiva. O município é forte também no cultivo de milho e soja. A colheita deve ocorrer em março e até lá as estradas precisam estar em condições.
Patrulha mecanizada
A prefeitura mantém convênio com a Associação dos Produtores Rurais, que tem uma patrulha mecanizada em bom estado de conservação. Esses equipamentos são utilizados pelos produtores na preparação das lavouras. "Com uma emenda parlamentar de R$ 100 mil vamos comprar mais equipamentos", adianta o prefeito, informando que o processo de aquisição já foi iniciado.
Esses equipamentos atenderão, principalmente, as comunidades de Dois Irmãos e São Miguel, que não possuem tratores e dependem de equipamentos de outras comunidades. "Queremos fazer o melhor para eles. Assim que a Câmara de Vereadores retomar os trabalhos, vamos entrar com um projeto de porteira adentro, para podermos melhorar as estradas também dentro das propriedades."
A prefeitura tem a minoria na Câmara. São quatro vereadores de situação e cinco de oposição. O prefeito diz que já conversou com os vereadores de oposição e que eles prometeram ser parceiros em projetos positivos para o município e sua população.
Maioria dos alunos estuda na sede
As aulas presenciais devem ser retomadas nas escolas estaduais e municipais a partir de 18 de fevereiro. O município mantém escolas nas localidades de Campinas e Piúrras, que atendem alunos da 1ª a 5ª Séries. A de Campinas está em reforma e não ficará pronta para receber os alunos da comunidade, que precisarão ser transportados até a de Piúrras. Os demais alunos estudam na cidade.
Deixe seu comentário