<
logo RCN

Câmara de Lages instaura Procuradoria Especial da Mulher

O dia 8 de março de 2021 apresentou um novo marco para a luta feminista pela igualdade de direitos entre gêneros e contra a violência e a discriminação à classe feminina em Lages. No Dia Internacional da Mulher, a Câmara de Vereadores instaurou a Procuradoria Especial da Mulher, órgão independente que conta com todo o apoio da Casa Legislativa. O ato solene aconteceu após a sessão e foi transmitida pelas mídias digitais da Câmara.

A Procuradoria Especial da Mulher é composta pelas três vereadoras da 19ª Legislatura da Câmara de Lages: Suzana Duarte como procuradora, Elaine Moraes procuradora adjunta e Katsumi Yamaguchi vereadora-membro. As componentes serão designadas pela Mesa Diretora a cada dois anos, acompanhando a periodicidade de eleição da Mesa. Não há qualquer remuneração para a ocupação destes cargos.

Entre as funções da Procuradoria estão receber, examinar e encaminhar denúncias de violência e discriminação contra a mulher aos órgãos competentes; acompanhar e fiscalizar a execução de programas do Governo Municipal que visem a promoção da igualdade de gênero e a implantação de campanhas educativas e antidiscriminatórias de âmbito municipal; cooperar com organismos nacionais e internacionais, públicos e privados, voltados à implementação de políticas para as mulheres; promover pesquisas, seminários, palestras e estudos sobre violência e discriminação contra a mulher, bem como de sua representação na política.

"Estes meios estarão sempre disponíveis para você, mulher, que precisar desse apoio, dessa ajuda, desse braço forte da Câmara de Vereadores de Lages. Seja sempre bem-vinda", reforçou a procuradora Suzana Duarte. As mulheres que desejarem este atendimento podem entrar em contato via e-mail procuradoria@camaralages.sc.gov.br ou no telefone (49) 3229-2183.


Um espaço de valorização à mulher e de luta contra as injustiças 

Primeira a se manifestar no Plenário Nereu Ramos, Katsumi Yamaguchi ressaltou a importância de todos conhecerem o real conceito de feminismo. "Diferentemente do que muitos pensam o feminismo não é o oposto de machismo. O machismo é uma construção social que promove e justifica atos de agressão e opressão às mulheres. Já o feminismo luta contra as manifestações violentas e discriminatórias, objetivando construir uma sociedade que ofereça igualdade de condições entre homens e mulheres", explicou. A desigualdade entre os gêneros foi exemplificada pela vereadora no mercado de trabalho, no qual as mulheres recebem, em média, 30% a menos que os homens no desempenho das mesmas funções. "Com esta instauração, fortalecemos a rede de enfrentamento e proteção às mulheres de Lages, ampliando o debate e permitindo que o Legislativo contribua para o desenvolvimento de políticas públicas em defesa e apoio às mulheres", completou Katsumi.

Elaine Moraes reverenciou as 13 vereadoras das legislaturas anteriores de Lages, a partir da pioneira Wilma Carrilho, em 1962, até Aida Hoffer, presidente da Câmara em 2017. Ela também exaltou a iniciativa da deputada federal Carmen Zanotto, 3ª procuradora adjunta da Procuradoria da Mulher na Câmara dos Deputados, em replicar a experiência em Lages, tendo encontrado o suporte do então vereador Mauricio Batalha Machado, proponente do projeto de resolução 001/2020 que criou a Procuradoria da Mulher na Câmara de Lages. "Graças a eles estamos instalando esta ferramenta que, sem sombra de dúvidas, será extremamente útil. Nossas homenagens e eterna gratidão", disse. Elaine apontou que a Procuradoria tem "a função de incentivar as mulheres a ocuparem os espaços de liderança, a representatividade no cenário político local e também na luta contra as injustiças contra elas cometidas".

Em um vídeo, Carmen Zanotto demonstrou apoio à efetivação da Procuradoria e se colocou à disposição das vereadoras componentes do grupo. "Essa iniciativa vai permitir que a Câmara de Vereadores seja mais uma porta de entrada para acolher as mulheres vítimas da violência. Ela não vai substituir o papel da delegacia especializada que atende mulheres, crianças e idosos, da Secretaria da Mulher do município, nem do Judiciário, mas é um espaço de apoio para a mulher que já fez a sua denúncia. Para aquela mulher que precisa ser encorajada a procurar a delegacia especializada e quer trocar uma palavra, ouvir um conselho. A Câmara de Lages abre os braços, através da Procuradoria da Mulher, para que a gente possa reduzir a violência contra a mulher no nosso município", afirmou.

O momento dos discursos foi encerrado pela procuradora da Mulher, Suzana Duarte. Ela se disse muito honrada e feliz pela incumbência, ao mesmo tempo em que reconhece a responsabilidade que o organismo tem. "É necessário intensificar os nossos avanços, pois neste momento em que vivemos, de pandemia, de tempo de isolamento nos lares, as mulheres que já conviviam com a violência doméstica agora estão confinadas com seus agressores, situação agravada pelo tempo ocioso, o desemprego e a falta de sensibilidade dos companheiros. (...) Estamos assumindo juntas a responsabilidade de fazer com que as mulheres lageanas tenham mais um meio para se manifestar em relação a qualquer tipo de violência e ameaça", ressaltou a vereadora.

Presidente da Câmara de Lages, Gerson Omar dos Santos (PSD) agradeceu algumas pessoas que colaboraram para a criação da Procuradoria, como o juiz Alexandre Takashima, a secretária municipal de Políticas para a Mulher, Marli Nacif, e a servidora efetiva da Câmara, Talita Taborda Machado, que vai coordenar a operacionalização deste trabalho. Ele ressaltou que, além de seminários, este conhecimento deve ser expandido também às empresas e órgãos públicos para que esta luta seja assimilada por toda a cidade.

Após as falas, foi exibido no Plenário um vídeo da TV Câmara de Lages em homenagem às vereadoras e servidoras do Poder Legislativo Lageano referente ao Dia Internacional da Mulher. Ao mesmo tempo, o presidente da Câmara e as componentes da Procuradoria Especial da Mulher se dirigiram ao espaço reservado para o atendimento das mulheres lageanas, anexo à Biblioteca da Câmara, onde fizeram o descerramento da fita e a consequente inauguração do local.

Você pode conferir a íntegra do ato solene de instauração da Procuradoria Especial da Mulher acessando o vídeo em nosso canal no YouTube.


Mural em homenagem às vereadoras da história de Lages

Em reconhecimento às vereadoras que fizeram parte da história do Poder Legislativo Lageano, produzimos um mural (banner) como homenagem às 13 mulheres que ousaram disputar eleições e obtiveram êxito com a eleição à Câmara de Lages.


Wilma Machado Carrilho

Primeira vereadora (atuou como suplente em 1962) e primeira médica de Lages (formada em 1956), sendo também a primeira mulher inscrita no Conselho Regional de Medicina (CRM). Cofundadora da Creche Domingas Bianchini, Educandário Maria de Castro Arruda e Cruzada Espírita de Evangelização Educacional. Integrou a mobilização pela construção do Hospital Infantil Seara do Bem, lutou pela fundação da Associação Médico-Espírita de Lages e apoiou diversos projetos sociais, como o Sopão Santa Clara.


Margarida Maria Berwig Matiotti

Vereadora da 8ª Legislatura (1973 a 1977), também foi vice-presidente da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores. Graduada em Direito, foi uma das primeiras mulheres a integrar a subseção Lages da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).


Terezinha Benvinda Fornari Carneiro

Vereadora da 9ª Legislatura (1977-1983), é socióloga formada pela Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), professora concursada do Estado, alfabetizadora de jovens e adultos e possui cursos de Gestão de Turismo e Atendimento ao Turista. Foi vice-prefeita de Lages e presidente nacional do PMDB Mulher. Defendeu a implantação do Sistema Único de Saúde (SUS) e o reconhecimento da profissão de agente comunitário da saúde. Lutou pelos direitos da mulher em todo o país durante a Constituinte de 1988 e no movimento "Diretas Já".


Nilda Rodolfo Carnevalli

Vereadora na 11ª Legislatura (1989 a 1992), é graduada em Ciências Sociais pela Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac). Foi professora e diretora do Centro Educacional e secretária municipal da Educação na gestão do prefeito Paulo Duarte, onde coordenou a equipe que criou a Escola Itinerante e fez o primeiro concurso para efetivação dos professores do município.


Maria Lucia Mendes Furtado

Vereadora da 12ª Legislatura (1993-1996), empresária, iniciou sua carreira pública e profissional na Secretaria Municipal de Educação, onde atuou no projeto Creches Domiciliares. Em seu mandato, apresentou projetos para assegurar direitos às mulheres desassistidas e crianças em situação de vulnerabilidade. Foi porta-voz da população ante a Companhia de Águas do Estado (Casan), estando a frente das solicitações dos pedidos para a troca da captação da água bruta na cidade, viabilizando o fornecimento de água aos bairros mais carentes, e propiciando a implantação da fábrica da cervejaria Brahma.


Elza Marina da Silva Moretto

Vereadora por três legislaturas seguidas (12ª, 13ª e 14ª, entre 1993 a 2004), é pedagoga formada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), especialista em Metodologia da Pesquisa e Psicologia Educacional. Professora efetiva do Estado, também lecionou na rede particular de ensino e na Uniplac por 37 anos. Foi secretária municipal de Educação por três gestões e chefe de Gabinete na gestão do prefeito Raimundo Colombo. Também por três vezes foi secretária-adjunta da Educação de Santa Catarina, gerente regional de Educação e membro de conselhos nacionais da área.


Elenice Borba da Silva

Vereadora da 14ª Legislatura (2001-2004), é graduada em Pedagogia pela Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) e possui vários cursos de aperfeiçoamento na área educacional. Foi professora da rede pública municipal e estadual, da Uniplac e da Unifacvest e secretária municipal da Educação entre 1993 e 2000.


Carmen Emília Bonfá Zanotto

Vereadora da 14ª Legislatura (2001-2004), exerce seu terceiro mandato como deputada federal por Santa Catarina, o segundo como titular. Enfermeira e obstetra formada pela Fundação Educacional do Alto Uruguai Catarinense, especialista em Administração Hospitalar, Saúde Pública, Recursos Humanos e Políticas para a Primeira Infância, esta última pela Universidade de Harvard (EUA). Foi diretora de enfermagem do HNSP e diretora administrativa do HTR. Também atuou como secretária municipal da Saúde e secretária-adjunta da Saúde de Santa Catarina.


Maria de Lourdes Reche de Ávila

Vereadora da 14ª Legislatura (2001-2004), assistente social, foi servidora da Companhia de Energia Elétrica de Santa Catarina (Celesc), onde atuou como assessora regional e colaborou no desenvolvimento de programas sociais nas áreas urbana e rural, promovendo qualidade de vida às famílias de baixa renda e do campo.


Maria Cristina Mazzetti Subtil

Vereadora da 15ª Legislatura (2005-2008), graduada em Medicina pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), especialista em Pediatria. Atua como médica e pediatra há 30 anos, também é coordenadora do curso de Medicina da Uniplac e da Residência Médica de Pediatria do Hospital Materno Infantil Seara do Bem. Foi secretária municipal da Saúde de Lages entre 2013 e 2015. Em sua trajetória, priorizou o atendimento às mulheres e crianças como forma de melhorar sua qualidade de vida.


Mayra Graciele Ceron Pereira

Vereadora da 15ª Legislatura (2005-2008), educadora física graduada pela Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac). Possui formação acadêmica de Ballet Clássico, especialista em Dança Cênica e Pilates. Atuou como professora da Escola de Ballet Salete Jasper, de ballet e jazz no Colégio Univest e na Companhia Lageana de Dança, onde também foi coordenadora. Foi ainda superintendente da Fundação Cultural de Lages. Leciona no Colégio Bom Jesus e é diretora da Movere Centro de Danças.

Neusa Maria Zangelini

Vereadora da 16ª Legislatura (2009-2012), professora efetiva de Lages há quase 40 anos, graduada em Ciências Sociais, especialista em Geografia Econômica e mestre em Educação pela Uniplac. Foi três vezes diretora da EMEB Mutirão, presidente do Sindicato Municipal dos Profissionais em Educação de Lages (Simproel) por dois mandatos, diretora de Ensino e secretária municipal da Educação na gestão de Renato Nunes de Oliveira.


Aidamar Seminotti Hoffer

Vereadora em três legislaturas consecutivas (16ª, 17ª e 18ª, entre 2009 a 2020), se tornou a primeira mulher presidente da Câmara de Vereadores em 2017, foi também vice-presidente do Legislativo Municipal em 2018. Graduada em Pedagogia, especialista em Orientação Educacional e mestre em Educação, foi professora efetiva em Lages por mais de 30 anos. Diretora da EMEB Emília Furtado Ramos e da Associação Municipal dos Professores. Foi vice-presidente do Sindicato dos Servidores Municipais (Sindserv), e umas das fundadoras do Simproel, sendo sua primeira presidente. Ainda ocupou o cargo de secretária municipal da Educação na gestão do prefeito Raimundo Colombo.

Justiça determina à Câmara de Vereadores de Lages que promova nova formação das comissões Anterior

Justiça determina à Câmara de Vereadores de Lages que promova nova formação das comissões

Carmen Zanotto destina R$ 1,5 milhão ao HNSP para combate a pandemia Próximo

Carmen Zanotto destina R$ 1,5 milhão ao HNSP para combate a pandemia

Deixe seu comentário