<
logo RCN
Especial Vila Mariza

Vila Mariza, 52 anos de história

  • Bairro fica ao lado da BR-282, na região Leste de Lages

    Nilton Wolff

Delimitado de um lado pela rodovia BR-282 e no outro pela Rua Bruno Luersen, o Bairro Vila Mariza está na região que mais cresce em Lages, a Leste. Até alguns anos, era um local essencialmente residencial, com o predomínio de casas, mas atualmente percebe-se uma rede comercial e de serviços bem diversificada, que além de atender a comunidade local, atrai visitantes de outros bairros de Lages.

A cidade cresce tanto naquela direção, que o espaço vago entre o Vila Mariza e outros bairros já foi ocupado por empreendimentos imobiliários ou empresariais. Atualmente tudo está interligado, de um lado com o Guarujá e dos outros com o Jardim Panorâmico ou com a Chapada.

O bairro nasceu em 1968 com a chegada dos primeiros moradores como o seu Noel, seu Maquinha, Severo Chuppel, Virgílio, Paulo (In Memorian) e seu Manequinha; que juntamente com suas famílias começaram a habitar o local.

As terras pertenciam ao senhor Ari Heinzem, que as transformou em loteamento e comercializou na forma de lotes. O nome do bairro é uma homenagem à filha do senhor Ari Heinzem, que se chama Mariza.

Na década de 1970 finalmente chegou a energia elétrica e, com isso, a Igreja e a escola foram construídas. Foi desta forma que se deu início a um dos grandes bairros de Lages.


Noel Camargo da Costa, o morador mais antigo

Aos 92 anos, seu Noel Camargo da Costa é o morador mais antigo do Bairro Vila Mariza, onde reside há 54 anos. "Quando escolhi esse terreno, aqui era tudo mato. Minha esposa Iracema lavava as roupas numa sanga na entrada do bairro, em um capão de mato", contou ele, enquanto mostrava um troféu de quando foi homenageado, em 1999, como o primeiro morador do bairro.

Seu Noel tem orgulho de contar que não viu só os filhos crescerem, mas também o bairro, onde é respeitado e mantém uma pequena lavoura nos fundos da casa. "Os vizinhos ficam felizes quando eu bato na porta da casa e entrego umas beterrabas, umas alfaces", diz ele que adora distribuir verduras e simpatia aos vizinhos.

Coleção de carnês_ Seu Noel fez questão de mostrar que ainda guarda todos os carnês de IPTU, desde a década de 70. Ao ser questionado se "colecionava" carnês, ele em sua simplicidade afirma: "Não, não coleciono. Eu guardo para poder mostrar que a casa é minha. Logo que sai o carnê, todo ano, eu já pago, nunca atrasei", enfatizou.


Bairro tem três equipes de futebol

O futebol é representado no Bairro Vila Mariza por três equipes, atualmente, o Juvenil, que joga o Jocol; o São José, campeão do futebol amador de Lages em 2005, e o Vila Mariza, tricampeão do Jocol da série B, 2005, 2010 e 2018, e vice campeão do Amador em 2005 e 2018. Além disso, o Mariza foi campeão geral do Jocol em 2010, ou seja, vencedor em várias modalidades esportivas e com a melhor pontuação de todos.

O campo de futebol do bairro é uma referência na cidade, quando se fala em campeonatos oficiais. Foi criado na década de 90 por meio de doação da Prefeitura de Lages, e leva em seu nome uma homenagem ao grande desportista, João Maria de Lima, morador ilustre do bairro. O campo recebeu o apelido de "Altos da Vila".

Uma quadra de areia, montada junto ao campo de futebol, num trabalho em conjunto com o poder público municipal, facilita a prática esportiva para as crianças e jovens moradores. A quadra tem uma placa em homenagem ao menino Dudu, Eduardo Assink Cardoso, filho falecido de um dos atletas veteranos do futebol do bairro, o popular Romário.


Cantinho do morador

Mostrando iniciativa, algumas pessoas do bairro Vila Mariza construiram espaços comunitários de lazer. Em uma vasta área verde, nas margens da rodovia BR-282, montaram três praças e uma horta. A primeira pracinha, próxima ao Lages Garden Shopping, foi idealizada pela família Velho e é bem cuidada pela dona Lúcia.

Já a segunda, mais a frente, foi realizada pelo senhor Ivo Anjos de Liz, conhecido como Tio Ivo (In Memorian). Essa praça levará o nome dele em sua homenagem.

Nas proximidades, a dona Celi Velho, juntamente com suas vizinhas, implantou uma horta, com vários produtos plantados e que é cuidada diariamente por elas. E quase no final da área, dona Maria Oliveira cuida de outra pracinha.


Com a palavra o presidente

Célio Andrade é o atual presidente do bairro. Ele comenta que já dedicou 40 anos de sua vida aos assuntos relacionados ao Vila Mariza, pois começou a fazer trabalhos comunitários aos 15 anos, quando era o tesoureiro da igreja católica. Lembra que também participou de forma direta de todas as grandes obras implantadas no bairro, como o ginásio de esportes da Escola Fausta Rath, uma sala de aula da creche, construída com apoio da Madeireira Trevo, a construção do salão da Igreja, arquibancada e vestiários do campo de futebol, centro comunitário, entre outras obras. "Temos muitas conquistas e queremos conquistar ainda mais. Quem mora aqui é porque gosta do lugar."


Bairro aguarda conclusão da unidade de Saúde

"Na região urbana em que está inserido o Bairro Vila Mariza, inúmeros loteamentos e condomínios já foram ou estão sendo implantados, além de importantes empreendimentos como shopping, lojas de departamento e o Sest-Senat. É um bairro que necessita de melhorias gerais na infraestrutura de serviços públicos prestados à população, bem como melhoramentos na malha viária."

A frase foi proferida pelo prefeito Antonio Ceron, em março de 2020, ao assinar a ordem de serviço para a construção da nova unidade básica de saúde do bairro. O ato foi realizado junto ao prédio da atual unidade, que não comporta mais a demanda. O prazo de conclusão da obra era de oito meses e a ordem de serviço foi entregue para a empresa Balmar Construções Ltda, vencedora de licitação com o valor de R$ 621.548,55.

A nova unidade está sendo construída na Rua Jerusalém, em área localizada ao lado da Escola Municipal de Educação Básica Fausta Rath. Ela terá o dobro de área construída em comparação a unidade antiga, ainda em funcionamento no bairro.

A atual Unidade Básica de Saúde atende moradores de quatro

comunidades; Vila Mariza, Jardim Panorâmico, Bates e Chapada, e a nova UBS, já com 80% das obras realizadas, além de ser uma construção mais ampla, irá atender o novo loteamento Verdes Campos e os novos condomínios instalados no bairro.

Com isso, aumentarão as equipes de atendimento da saúde da família.

Para a antiga unidade, a diretoria pede que a prefeitura instale uma

capela mortuária no local, um desejo antigo da comunidade.


Rua Jerusalém poderá ser pavimentada

A Jerusalém é uma das principais ruas do bairro, pois inicia na Avenida das Torres e em sua trajetória, além das moradias, estão a nova Unidade Básica de Saúde, a Escola Fausta Rath, pontos comerciais e a igreja católica. Ela também é utilizada para a passagem de linha de ônibus urbano.

O pedido já foi feito e a diretoria da associação de moradores comentou que espera a confirmação por parte da Prefeitura de Lages, da realização da pavimentação completa da rua.

Recentemente, a prefeitura pavimentou trecho da Avenida das Torres, ligando o bairro a BR-282. Antes da pavimentação a situação da via era precária, com vários sulcos abertos pela água da chuva.


População contribui para a construção de centro comunitário

O prédio que abrigará o centro comunitário do Bairro Vila Mariza está sendo construído nas proximidades onde estão o campo de futebol, a cancha de areia, praça e parquinho. O interessante é que a própria população está colaborando para a obra, que não recebeu recursos públicos.

Parte da verba para essa construção vem da venda de um terreno que foi doado à associação de moradores e que resultou no valor de R$ 85 mil. A unidade terá 250 metros quadrados, as paredes já estão erguidas e logo começará a instalação da cobertura com tesouras que foram feitas em estrutura metálica. Além do valor inicial, alguns empresários locais estão ajudando com doações para a continuidade da obra.

Assim que for concluído, o centro comunitário abrigará vários serviços e atividades.

Trânsito interrompido em trecho da Coronel Córdova que se encontra em obras Anterior

Trânsito interrompido em trecho da Coronel Córdova que se encontra em obras

Rede de água estoura na Carahá e deixa quatro bairros sem abastecimento Próximo

Rede de água estoura na Carahá e deixa quatro bairros sem abastecimento

Deixe seu comentário