<
Independência

Solenidade marca a abertura da Semana da Pátria em Lages

Desfiles Cívicos estão agendados para 6 de setembro (sábado), às 14h, na avenida Luís de Camões, e 7 de setembro (domingo), às 8h30min, na avenida Duque de Caxias, como tradicionalmente acontece

Foi realizada na manhã de segunda-feira (1º de setembro), a tradicional solenidade de abertura da Semana da Pátria em Lages, na Praça João Ribeiro. A prefeita Carmen Zanotto, autoridades civis e militares participaram do ato.

O evento contou com hasteamento das bandeiras do Brasil, do Estado de Santa Catarina e de Lages, além da execução dos Hinos Nacional, de Lages e da Independência. O fogo simbólico da Pátria foi conduzido por militares do 1º Batalhão Ferroviário (BFv).

Para a prefeita Carmen Zanotto, a Semana da Pátria deve ser compreendida como uma oportunidade valiosa de fortalecimento dos valores cívicos e de pertencimento à Nação.

“Que esta semana nos fortaleça e inspire para cultivarmos a esperança, a responsabilidade e o compromisso com o futuro do Brasil e da nossa cidade. Que possamos, juntos, honrar a história daqueles que nos antecederam, contribuindo com dignidade para o progresso da nossa nação e do nosso município”, realçou a prefeita Carmen.

O secretário municipal da Educação, professor Dr. Cristian de Oliveira, destacou o empenho das crianças e estudantes do Sistema Municipal de Educação na organização dos Desfiles Cívicos e a retomada do sentimento de civismo.

“Esta é uma semana muito importante para todos nós. Nossas crianças e estudantes prepararam os Desfiles Cívicos, que serão o ápice da Semana da Pátria, com muito empenho. Que possamos reaver o sentimento de civismo, tão importante para a construção de uma pátria mais digna”, ressaltou o secretário Cristian.

Durante a Semana da Pátria, haverá diariamente na Praça João Ribeiro, o hasteamento das bandeiras, às 9h, e o arriamento, às 17h, com a Guarda do Fogo Simbólico.

Os Desfiles Cívicos estão agendados para 6 de setembro (sábado), às 14h, na avenida Luís de Camões, e 7 de setembro (domingo), às 8h30min, na avenida Duque de Caxias, como tradicionalmente acontece. Em caso de instabilidade meteorológica (ocorrência de chuva), os Desfiles Cívicos serão transferidos para os dias 13 e 14 de setembro, nos endereços mencionados, respectivamente.

Ordem das instituições no Desfile Cívico (avenida Luis de Camões), bairro Coral - 6 de setembro

Horário: 14h

Ponto de início: Em frente à Igreja do Rosário

Palanque Oficial: Em frente à empresa DPaschoal

Participantes:

1.         Ceim Primeiros Passos

2.         Emeb Suzana Albino França

3.         EEB Belisário Ramos

4.         Emeb Herminio Pinheiro Junior

5.         Colégio Lunimar

6.         Emeb Nossa Senhora da Penha

7.         EEB Cora Batalha da Silveira

8.         EEB Godolfin Nunes de Souza

9.         EEB Maria Quitéria

10.       EMEB Mutirão

11.       Vans de transporte

 

Ordem das instituições no Desfile Cívico (avenida Duque de Caxias) - 7 de setembro

Horário: 8h30min

Ponto de início: 2ª escadaria da Praça da Bandeira

Palanque Oficial: Em frente à Loja Quero-Quero

Participantes:

1.         Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae)

2.         Associação Serrana dos Deficientes Físicos (Asdf)

3.         Associação de Pais e Amigos de Surdos (Apas)

4.         Associação dos Deficientes Visuais do Planalto Serrano (Adevips)

5.         Escoteiros do Brasil – Grupo Escoteiros Lages/Grupo Escoteiros Guardiões do Parque/Grupo Escoteiros Ar Gralha de Aço/Grupo Escoteiros Heliodoro Muniz

6.         Desbravadores

7.         JUniores e ADolescentes (Juad) Lages 

8.         Rotary

9.         Lions Club

10.       Associação Lageana de Assistência aos Menores (ALAM)

11.       Emeb Professora Fausta Rath

12.       Escola Sesi/Senai

13.       EEB Ilza Amaral

14.       EEB Nossa Senhora do Rosário

15.       Emeb Santa Helena

16.       EEB General José Pinto Sombra

17.       EEB Frei Nicodemos

18.       EEB Rubens de Arruda Ramos

19.       Emeb Nossa Senhora dos Prazeres

20.       Emeb Aline Giovana Schmitt

21.       1º Batalhão Ferroviário 

22.       Polícia Militar (Colégio Militar)

23.       Corpo de Bombeiros/Samu

24.       Polícia Civil

25.       Polícia Científica

26.       Departamento da Administração Prisional (Deap)    

27.       Sejuri – Secretaria de Estado de Justiça e Reintegração Social - Departamento de Administração Socioeducativa - Casa de Semiliberdade

28.       Defesa Civil

29.       Diretoria de Trânsito (Diretran)  

30.       Recicla Lages

31.       Associação Ginetes na Lama

Fotos: Nilton Wolff e Lucas Centenaro

Solenidade marca a abertura da Semana da Pátria em Lages Anterior

Solenidade marca a abertura da Semana da Pátria em Lages

Curso de Medicina recebe conceito máximo do MEC Próximo

Curso de Medicina recebe conceito máximo do MEC

Deixe seu comentário