<
logo RCN
Palmeira

Macacos encontrados mortos levantam suspeitas para a febre amarela

Seis macacos (Bugio) foram encontrados mortos na Localidade de Mato Escuro, nointerior do município de Palmeira. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, todas as características indicam que a causa da morte pode ser febre amarela.

A morte dos macacos serve de alerta para a população porque eles são vítimas da doença. O vírus da febre amarela é transmitido aos macacos por meio da picada de mosquitos contaminados e pode ser transmitido para humanos que entram em uma área de mata sem estarem vacinados e que venham a ser picados por esses mosquitos que circulam no meio silvestre. Os macacos não transmitem o vírus. "Os macacos são nossos aliados. Eles são vítimas também. É por meio da morte deles na mata que ficamos em alerta de que algo errado está acontecendo, pois estão morrendo em quantidade", diz a nota da pasta. 

Ainda segundo a Secretaria, não foi possível fazer uma autopsia nos animais porque já estavam em estado avançado de decomposição. Há relatos de que também foram vistos macacos mortos em Cerro Alto. 

Vacinação

Os profissionais de saúde do município estão preocupados com as pessoas que não tomaram a vacina contra a febre amarela. Lembrado que os casos da doença podem aumentar no verão. A orientação é para que as pessoas tomem a vacina. Os maiores de 60 anos devem fazer o pedido de vacinação ao médico.

"Fica o alerta de febre amarela no nosso município. Doença muito grave que leva ao óbito. E é o que está acontecendo no momento", finaliza o comunicado. 

A recomendação é para que a vacina seja administrada em crianças, uma dose aos nove meses e reforço aos quatro anos. Nas pessoas de cinco anos a 59 anos, uma dose da vacina vale para a vida toda.

Matriz de Risco aponta 13 regiões em estado gravíssimo Anterior

Matriz de Risco aponta 13 regiões em estado gravíssimo

Lacen realiza mais de 405 mil testes RT-PCR em 2020 Próximo

Lacen realiza mais de 405 mil testes RT-PCR em 2020

Deixe seu comentário