<
logo RCN

Grupo de Apoio atende doentes renais em Lages

Com objetivo de oferecer qualidade de vida, tratamentos e assistências que o SUS e a prefeitura não cobrem, o Grupo de Apoio aos Renais Crônicos (Graarc) mantém uma filial em Lages. A instalação ocorreu em setembro de 2020 e, desde junho deste ano, a instituição começou a atuar com atendimento ao público e aos pacientes que se cadastraram na ONG.

O grupo é uma associação civil, de direito privado, sem fins lucrativos e que realiza ações de apoio psicossocial, nutricional, suplementar à saúde e jurídica de forma gratuita aos pacientes diagnosticados com doença renal, independentemente da idade. Os serviços são complementação alimentar, nutricional e à saúde, como leite, suplementos, medicamentos, exames e consultas, desde que não sejam fornecidos pela Rede Pública de Saúde.

"O cadastro para atendimento à pessoa com diagnóstico de doença renal consiste no estudo socioeconômico da família, por meio da triagem, realizada pelo setor de Serviço Social. Neste caso, o paciente deve apresentar o laudo médico e receituários, no momento da entrevista", comenta o coordenador da filial de Lages, Willian da Silva Goulart.

Atualmente, Lages está com três pacientes cadastrados, uma delas é uma criança de um ano e cinco meses. "Este paciente nasceu com a doença renal e chega a ter um custo mensal de de R$ 800 a R$ 1000, quando não tem exames e consultas de urgências. Nosso grupo de apoio cobre todos esses custos".

Willian ainda comenta que o objetivo do grupo é oferecer e prestar assistência a pacientes com doença renal de toda região. "Queremos, através de apoio dos veículos de comunicação, divulgar a ONG para todos os municípios da região, pois nosso objetivo é ajudar mais pessoas. Nossa matriz, em Tubarão, atualmente conta com 300 pacientes cadastrados e a assistência acontece enquanto o paciente estiver com a doença ativa".

O trabalho realizado pelo grupo se deve a recursos doados pela comunidade, por meio de doações em gêneros e/ou financeiras, parcerias e campanhas, de forma espontânea. "Ainda, para darmos continuidade aos nossos trabalhos, gostaríamos de pedir o auxilio das pessoas e empresas para doarem ao nosso grupo. Qualquer valor e/ou doação é bem vinda, estamos de portas abertas para quem quiser conhecer a instituição e a forma que a gente trabalha", comenta ela acrescentando que a instituição está localizada no prédio da Clínica Ana Carolina, Rua Marechal Deodoro, 856, 6° andar sala 02, em frente ao Hospital Tereza Ramos.

Cadastro de pacientes e doações, o contato é pelo telefone (whatsApp) (49) 3380 0812.


SC reserva vacinas da Janssen para população de rua Anterior

SC reserva vacinas da Janssen para população de rua

Estado recebe 394 mil doses da vacina contra a Covid-19 entre terça e quarta-feira Próximo

Estado recebe 394 mil doses da vacina contra a Covid-19 entre terça e quarta-feira

Deixe seu comentário