<
logo RCN
Covid

Fila por UTI volta a crescer em Santa Catarina

  • Divulgação/Secom

A fila de catarinenses contaminados com Covid-19 aguardando uma vaga em leito de UTI cresceu nos últimos dias, após queda importante na semana passada. O Estado chegou a ter 24 pacientes esperando uma vaga, o menor número desde fevereiro, no último dia 14; a fila cresceu para 37 no domingo (16), 43 na segunda (17), e chegou a 52 na terça (18).

A má notícia marca a retomada das filas em mais regiões do Estado. Vale do Itajaí, Serra, Meio-Oeste, por exemplo, chegaram a zerar a espera nos últimos dias, mas a situação piorou nesta semana, com pedidos de transferências de pacientes graves para leitos de UTI.

Da fila de 52 pacientes desta terça, 31 são do Norte e Nordeste, 11 no Sul, sete no Meio-Oeste, dois na Serra e um no Vale do Itajaí. Grande Oeste, Grande Florianópolis, e Foz do Rio do Itajaí não registraram espera.

A ocupação oficial de leitos de UTI SUS adultos em Santa Catarina é de 94,9%. As maiores taxas são da Foz do Rio Itajaí (100%), Meio-Oeste e Serra (99,5%), Grande Oeste (98,9%), Médio e Alto Vale do Itajaí (97,7%), Sul (97,3%), e Norte e Nordeste (95,7%). Grande Florianópolis (80,3%) tem a situação mais tranquila.

Apesar de haver vagas disponíveis na rede, a fila permanece. Um dos problemas é a dificuldade de transferir pacientes entre as regiões, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES). Outro é a rotatividade de pacientes nos leitos disponíveis. 

Ceron quer vacinar os profissionais da Educação já nesta semana Anterior

Ceron quer vacinar os profissionais da Educação já nesta semana

SC receberá mais 250.230 doses de vacina nesta semana Próximo

SC receberá mais 250.230 doses de vacina nesta semana

Deixe seu comentário