<
logo RCN
Bairro Centenário

Obra inacabada gera transtornos à população

  • A chuva forte carregou parte da brita, prejudicando o acesso às garagens

    Mauro Maciel

A paralisação das obras de pavimentação da Rua Eleutério da Silva Furtado, no Bairro Centenário, em Lages, tem tirado o sono dos moradores no trecho onde a camada asfáltica ainda não foi aplicada. Eles reclamam da poeira fina que invade as casas e da dificuldade em colocar ou retirar os veículos de sua garagem. Segundo a Secretaria Municipal de Obras, o Ministério de Infraestrutura não repassou os recursos e a empresa que executa a obra suspendeu os trabalhos. A expectativa é que a retomada ocorra nos próximos dias.  

Segundo o morador Gabriel Sant'Ana, o trecho com problemas possui cerca de 120 metros, entre o Mercado Bifão e a Mecânica GL. Apesar de ruim, esse trecho já possuía asfalto. "Aqui (neste trecho) as obras começaram um mês antes das eleições. Em duas semanas fizeram a preparação da rede de esgoto e cobriram com terra e britas, ficaram 3 semanas sem aparecer. Então voltaram e colocaram os meios-fios, cobriram o antigo asfalto com uns quatro centímetros de pedra brita. Desde então não voltaram mais," relata o morador.

As chuvas fortes carregaram parte das britas desnivelando os meios-fios nas entradas das garagens. "Em minha casa, por exemplo, não tinha como tirar o carro da garagem, pois corria-se o risco do mesmo calçar entre o meio-fio e o asfalto (o que chegou a acontecer). Ficamos aguardando por dias o término das obras, porém até o momento não apareceram para conclusão. Ouvi relatos de alguns dos trabalhadores, quando estavam na ativa. Eles mencionaram que entrariam em férias no dia 18 de Dezembro," conclui Gabriel.

Bianca de Borba reside há dois anos na rua e diz que não suporta mais a quantidade de poeira em sua casa. A entrada de sua garagem também ficou danificada depois das chuvas fortes, mas a família conseguiu improvisar um acesso. Ela teme que com as festas de fim de ano as obras sejam retomadas somente em janeiro. "Acho que vou passar o Natal e o Ano Novo no meio do pó?Mesmo com a casa fechada tudo está coberto pela poeira."

Expectativa é retomar obras nos próximos dias

Segundo a Secretaria Municipal de Obras, a rua Eleutério da Silva Furtado, sofreu uma interrupção temporária nos serviços, devido ao não repasse de recursos da Caixa Econômica Federal, para a continuidade dos serviços. Mas todas as medições já estão em poder do setor de engenharia da Caixa, aguardando o pagamento das parcelas. "Segundo informações do Banco, (o pagamento) deve ocorrer nos próximos dias, garantindo, assim, a retomada da obra para a sua finalização", diz a nota.

Essa obra faz parte do Programa Minha Rua Melhor, mas segundo a secretaria, é custeada por uma emenda parlamentar (não informaram o nome do autor da emenda) e não com recursos do Finisa, como ocorre com outras ruas da cidade que estão sendo pavimentadas. Desta forma, o dinheiro é repassado pelo Ministério da Infraestrutura via Caixa Econômica Federal.

Asfalto era reivindicação antiga dos moradores

  A rua Eleutério da Silva Furtado é a principal do Bairro Centenário, fazendo uma ligação direta com a Avenida Dom Pedro II. A situação do pavimento ficou muito ruim, principalmente depois das obras de esgoto do Complexo Araucária e a obra era um pedido antigo da comunidade.  

A ordem de serviço foi assinada no dia 27 de julho pelo prefeito Antonio Ceron e a empresa AS Construtora Ltda, vencedora da licitação, tem um prazo de cinco meses para a execução. Serão investidos quase R$1 milhão na obra (R$999.986,53).

A Eleutério conta com 857,49 metros de extensão, com pista de rolamento de oito metros de largura. Serão aproximadamente 1.700 metros de calçadas em concreto e piso podotátil direcional e alerta (responsável por auxiliar deficientes visuais em sua mobilidade em ambientes externos). Também será realizada uma drenagem de 362 metros de extensão.

As obras se iniciaram dentro do bairro, nas proximidades de um condomínio. A camada asfáltica está pronta até as proximidades do Mercado Bifão, estando apenas a implantação de parte dos passeios públicos. Na quarta-feira, um operário realizava esse serviço.


Escolas de Lages representam Santa Catarina em Prêmio Nacional Anterior

Escolas de Lages representam Santa Catarina em Prêmio Nacional

Professor de Lages assume Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência Próximo

Professor de Lages assume Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência

Deixe seu comentário