Com etapa em Lages, cartórios dão continuidade à ação de regularização de moradias |
-
Engeplus/Divulgação
Região voltou a registrar baixas temperaturas durante o amanhecer de terça (26), quando os termômetros ficaram próximos a 0°C
Julho foi um mês bem atípico em Santa Catarina, com falta de chuva e de frio, marcado por veranico, devido à condição de bloqueio atmosférico, com as frentes frias e massas de ar frio, de intensidade mais fraca, deslocando-se do Rio Grande do Sul em direção ao mar, sem avançar para SC e Sudeste do Brasil.
Mas, antes de virar o mês, o tempo muda com a passagem de uma frente fria entre a noite de quinta e a sexta-feira (28 e 29/07), que traz chuva mal distribuída e totais pouco elevados, e na sequência o declínio de temperatura com o avanço de uma massa de ar frio para o Sul do Brasil. No próximo fim de semana (30 e 31/07) a previsão é de temperatura baixa ao amanhecer e nas noites, com mínima próxima de 0°C e negativa, com condição de geada nas áreas altas do Meio Oeste ao Planalto, e mínimas de 8 a 10°C no Litoral. Durante o dia, temperatura agradável em boa parte do Estado, com máximas de 18 a 22°C.
Vale lembrar que a primeira quinzena de julho também foi marcada por um veranico, com a maior temperatura registrada nesse julho de 2022 de 34ºC em Garuva e de 33,5°C em Joinville, ambas no dia 16.
De acordo com o site São Joaquim Online, a Serra Catarinense voltou a registrar baixas temperaturas durante o amanhecer de terça (26), quando os termômetros ficaram próximos a 0°C. Além da Serra Catarinense, muitas cidades de Santa Catarina ficaram com a temperatura entre 5°C a 10°C durante o amanhecer.
No Vale do Caminhos da Neve, a Estação do INMET obteve a mínima de 0.9°C e o resultado foi os campos branquinhos, recobertos por fina camada de gelo. Essa foi a geada de número 74 no ano de 2022.
Fonte: Epagri/Ciran e São Joaquim Online
Deixe seu comentário