<
logo RCN
Serra Catarinense

Julho termina com frio e geada em SC

  • Engeplus/Divulgação

Região voltou a registrar baixas temperaturas durante o amanhecer de terça (26), quando os termômetros ficaram próximos a 0°C

Julho foi um mês bem atípico em Santa Catarina, com falta de chuva e de frio, marcado por veranico, devido à condição de bloqueio atmosférico, com as frentes frias e massas de ar frio, de intensidade mais fraca, deslocando-se do Rio Grande do Sul em direção ao mar, sem avançar para SC e Sudeste do Brasil.

Mas, antes de virar o mês, o tempo muda com a passagem de uma frente fria entre a noite de quinta e a sexta-feira (28 e 29/07), que traz chuva mal distribuída e totais pouco elevados, e na sequência o declínio de temperatura com o avanço de uma massa de ar frio para o Sul do Brasil. No próximo fim de semana (30 e 31/07) a previsão é de temperatura baixa ao amanhecer e nas noites, com mínima próxima de 0°C e negativa, com condição de geada nas áreas altas do Meio Oeste ao Planalto, e mínimas de 8 a 10°C no Litoral. Durante o dia, temperatura agradável em boa parte do Estado, com máximas de 18 a 22°C.

Vale lembrar que a primeira quinzena de julho também foi marcada por um veranico, com a maior temperatura registrada nesse julho de 2022 de 34ºC em Garuva e de 33,5°C em Joinville, ambas no dia 16. 

De acordo com o site São Joaquim Online, a Serra Catarinense voltou a registrar baixas temperaturas durante o amanhecer de terça (26), quando os termômetros ficaram próximos a 0°C. Além da Serra Catarinense, muitas cidades de Santa Catarina ficaram com a temperatura entre 5°C a 10°C durante o amanhecer.

No Vale do Caminhos da Neve, a Estação do INMET obteve a mínima de 0.9°C e o resultado foi os campos branquinhos, recobertos por fina camada de gelo. Essa foi a geada de número 74 no ano de 2022.

Fonte: Epagri/Ciran e São Joaquim Online


Polícia Civil cumpre mandados em operação de combate ao tráfico de drogas Anterior

Polícia Civil cumpre mandados em operação de combate ao tráfico de drogas

50 municípios catarinenses atuam em regime de colaboração para melhoria da educação pública Próximo

50 municípios catarinenses atuam em regime de colaboração para melhoria da educação pública

Deixe seu comentário