Com etapa em Lages, cartórios dão continuidade à ação de regularização de moradias |
Importantes nomes do cinema brasileiro participam do evento que vai oferecer mais de 210 horas de capacitação para 62 profissionais do setor audiovisual do estado Lages foi a cidade escolhida para sediar o inédito Encontro de Coprodução do Mercosul, ECM+LAB etapa SC e vai receber importantes nomes do cinema brasileiro e produtores audiovisuais catarinenses entre os dias 6 e 10 de maio.
O evento integra o 9º ECM+LAB especial Ibero-américa, que faz parte da 29ª edição do Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul - FAM 2025.
A abertura terá uma solenidade marcada para terça-feira (6), às 9h, no Espaço Cultural Aristiliano Ramos, em Lages, e a palestra da diretora e produtora Marisa Guimarães: “Os dias que antecedem e os minutos que separam um projeto da realização e exibição”.
Ao todo, a programação vai oferecer mais de 210 horas de capacitação para profissionais e empresas do setor audiovisual em um programa intensivo de consultorias, oficinas e palestras focadas no amadurecimento e internacionalização de projetos. A iniciativa visa fortalecer a indústria local e promover conexões estratégicas no mercado audiovisual catarinense.
Para isso, o ECM+LAB etapa SC selecionou 31 projetos com a participação de 62 pessoas (31 produtores e 31 realizadores) para a etapa de Formação presencial, representando 14 cidades de Santa Catarina, incluindo as regiões Norte, Oeste, Serra, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. Todos os integrantes receberão passagem, hospedagem e alimentação de graça.
Os projetos apresentam grande diversidade e representatividade, com mais de 40% contando com codireção, produção ou protagonismo feminino. As temáticas abordadas incluem identidade, memória, cultura popular, meio ambiente e territorialidades.
Os formatos selecionados são longa metragens, curtas e obras seriadas, com maior presença de ficção e documentário. O orçamento total dos projetos selecionados ultrapassa R$ 29 milhões.
A agenda conta com um time de consultores que vão ministrar 8 oficinas temáticas e estruturantes, abordando temas como roteiro e narrativa; direção e montagem; produção executiva e impacto; distribuição e circulação e planejamento estratégico e sustentabilidade.
Também prevê 3 palestras com os especialistas e mais de 70 consultorias individuais agendadas em diversas áreas do setor audiovisual, além de uma sala de trabalho tutorada para o desenvolvimento de projetos em tempo real. A imersão em Lages vai contar ainda com almoços de negócios, momentos de networking, além de encontros culturais e de integração entre os participantes.
O ECM+LAB etapa Santa Catarina é realizado pela Associação Cultural Panvision, com chancela de Naccari, e conta com apoio institucional da Prefeitura Municipal de Lages, Sebrae, Sesc e Orion Parque Tecnológico, além do apoio do Prêmio Catarinense de Cinema e da Lei Paulo Gustavo.
Serviço
Abertura do Encontro de Coprodução do Mercosul - ECM+LAB etapa SC
Local: Espaço Cultural Aristiliano Ramos
Data: 6 de maio de 2025
Horário: 9h
Deixe seu comentário