<
logo RCN
Salvando vidas

Hemosc comemora 35 anos de fundação com iniciativa inédita

Arcanjo poderá fazer transfusões de sangue durante atendimentos de extrema urgência para garantir maior chance de sobrevida a pessoas socorridas

O Grupo de Resposta Área de Urgência (GRAU-ARCANJO) poderá, a partir de agora, fazer transfusões de sangue durante atendimentos de extrema urgência para garantir maior chance de sobrevida a pessoas socorridas, quando for o caso.
O serviço é inédito no Brasil e será viabilizado com a assinatura de um Termo de Cooperação entre o Hemosc e a Secretaria de Estado da Saúde. O ato será na quarta-feira (20), às 10h, no auditório do Hemosc e vai marcar os 35 anos de fundação do órgão.
Após o ato, representantes do Hemosc e do ​Batalhão de Operações Aéreas (BOA) estarão à disposição da imprensa para detalhar o projeto.
As primeiras bolsas de sangue já foram entregues, estão armazenadas na sede do BOA e serão acondicionadas em caixas térmicas para transporte, quando a unidade for acionada para atendimento. Em caso de necessidade, o sangue poderá ser transfundido no atendimento pré-hospitalar e, com isso, ampliar as chances de sobrevida do paciente.
Todo o processo terá um médico responsável acompanhando e todos os atos serão devidamente registrados e controlados.
Inúmeras pesquisas e reuniões foram realizadas para que o projeto se tornasse realidade. Além disso, o Hemosc contou com a orientação do doutor Mark Yazer, da Universidade de Pittsburgh (EUA), que é referência na área.

Nova condenação por superfaturamento, desvio de verba e propina na Operação Fundo do Poço Anterior

Nova condenação por superfaturamento, desvio de verba e propina na Operação Fundo do Poço

Profissionais de saúde recebem capacitação para melhorar fluxo de cirurgias eletivas em Lages Próximo

Profissionais de saúde recebem capacitação para melhorar fluxo de cirurgias eletivas em Lages

Deixe seu comentário