<
logo RCN
Participação

Acessibilidade em Lages foi pauta da reunião da diretoria da ACIL

Em dezembro de 2021, foi aprovada a Lei n° 4549, que define o padrão da edificação de calçadas e passeios

Considerada um dos principais desafios das cidades, a acessibilidade foi debatida na reunião da Associação Empresarial de Lages realizada na segunda-feira, 11 de julho, e que contou com a participação de Volsiú Waltrick, gerente de Acessibilidade da Secretaria de Planejamento e Obras de Lages.

O gerente de acessibilidade apresentou aos empresários uma cartilha que traz assuntos sobre acessibilidade, direitos e inclusão social das pessoas com deficiência. Este material traz as definições do que é e quais os tipos de deficiência, que podem ser como físico-motoras, auditivas, sensoriais, visual, intelectual e múltiplas. A cartilha também apresenta as barreiras encontradas por este público que dificultam ou impedem a realização de atividades desejadas de forma independente.

Para tornar a cidade acessível para todos é necessário remover obstáculos nas calçadas que obstruam a mobilidade das pessoas; oferecer vias de circulação adequadas e construir rampas de acesso; equipar calçadas e edifícios públicos com piso tátil; adaptar balcões de atendimento para pessoas que precisem ficar sentadas e as de baixa estatura.

Em dezembro de 2021, foi aprovada a Lei n° 4549, que define o padrão da edificação de calçadas e passeios, estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade em Lages.

A cartilha digital está disponível no site da prefeitura (lages.sc.gov.br) e na forma impressa pode ser retirada na ACIL.

 


Profissionais de saúde recebem capacitação para melhorar fluxo de cirurgias eletivas em Lages Anterior

Profissionais de saúde recebem capacitação para melhorar fluxo de cirurgias eletivas em Lages

Justiça obriga Estado a fornecer cadeiras digitalizadas para alunos da APAE Próximo

Justiça obriga Estado a fornecer cadeiras digitalizadas para alunos da APAE

Deixe seu comentário