<
logo RCN
Nunciatura Apostólica

Papa Francisco parabeniza e envia bênção apostólica ao bispo de Lages, Dom Guilherme

O Papa Francisco enviou uma saudação ao bispo Diocesano de Lages, Dom Guilherme Antonio Werlang, parabenizando-o pela passagem do Jubileu de Prata de sua ordenação episcopal. Dom Guilherme foi ordenado bispo no dia 17 de julho de 1999, em São Carlos, SC, sua terra natal.

Na carta, o Papa Francisco agradece os trabalhos desenvolvidos por Dom Guilherme nesses 25 anos de atuação episcopal nas comunidades eclesiais das Diocese de Ipameri, Goiânia e Lages, bem como nas Comissões Episcopais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB.

Acompanhe a tradução da mensagem do Papa, por Dom Manoel João Francisco:

"Ao Venerável Irmão

Guilherme Antônio Werlang, M.S.F

Bispo de Lages

Celebrando o Jubileu de Prata de ordenação episcopal, o felicitamos por seu excepcional aniversário pastoral nas comunidades eclesiais de Ipameri, GO e Lages, SC, bem como nas Comissões da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Parabenizamos-lhe também pelos relevantes serviços e pelo cuidadoso trabalho realizado, pregando os preceitos e narrando, solicito, os tesouros da verdade de Cristo Mestre, ornado com a solicitude e a humanidade da instituição do clero e do povo de Deus, para que todos tenham vida em abundância. Ao mesmo tempo que lhe desejamos tudo de bom, concedemos benevolentemente a desejada Bênção Apostólica a você, ao seu clero, aos fiéis e familiares, pedindo orações pelo nosso ministério Petrino.

Dado em Roma, São João de Latrão, o dia 24 do mês de junho, do ano 2024. 

Francisco"

Confira alguns serviços prestados por Dom Guilherme durante os 25 anos de ministério episcopal

Dom Guilherme foi o Bispo referencial da CPT – Comissão Pastoral da Terra e da CRB – Conferência dos Religiosos do Regional Centro-Oeste; Comissão da Liturgia e Referencial do Setor da Pastoral da Juventude e por três (3) anos foi Secretário do Regional do Centro Oeste da CNBB. Em nível nacional na CNBB, foi membro da Comissão Episcopal do Mutirão das Exigências Evangélicas e Éticas de Superação da Miséria e da Fome da CNBB; Presidente da Equipe de Trabalho (GT) da Elaboração do Documento da “Igreja e a Questão Agrária no Brasil no início do século 21”; Membro da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz, por dois mandatos e, posteriormente, também por dois mandatos, Presidente da mesma Comissão Episcopal que atualmente se chama Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sociotransformadora; Por dois mandatos foi membro do Conselho Econômico da CNBB e fez parte do Grupo de Trabalho (GT) para a Reforma da Sede da CNBB nacional e Construção da Casa de encontros Dom Luciano Mendes de Almeida da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB); foi por dois mandatos membro do Conselho Episcopal Pastoral (CONSEP) e do Conselho Permanente da CNBB; membro da Equipe do Fundo Nacional da CNBB, responsável por analisar e aprovar os projetos a serem atendidos com os recursos advindos da Coleta da Campanha da Fraternidade. Tomou posse como quinto bispo diocesano de Lages no dia 17 de março de 2018; desde sua chegada ao Regional Sul 4 da CNBB, é bispo referencial da Comissão Sociotransformadora de Santa Catarina. Foi coordenador, pela CNBB, do GT Pacto pela Vida e pelo Brasil, e também coordenador geral do GT da 5ª Semana Social Brasileira e do início da 6ª Semana Social Brasileira.   Atualmente também é membro dos GTs dos Aquíferos Guarani e Gran Chaco do CLEAM (Conselho Episcopal Latinoamericano e Caribenho) e da Bacia Platina Brasileira.

No próximo dia 15 de agosto, Dia da Padroeira de Lages, a Diocese celebrará o Jubileu Episcopal de Dom Guilherme, com Missa na Catedral, a partir das 10 horas.

Padre Vitor Hugo celebra 30 anos de ordenação presbiteral com trajetória marcada por evangelização e educação Anterior

Padre Vitor Hugo celebra 30 anos de ordenação presbiteral com trajetória marcada por evangelização e educação

II Fórum Catarinense para Ativistas e Protetores da Causa Animal acontece em outubro Próximo

II Fórum Catarinense para Ativistas e Protetores da Causa Animal acontece em outubro

Deixe seu comentário