<
logo RCN
Lages

Padre Vitor Hugo celebra 30 anos de ordenação presbiteral com trajetória marcada por evangelização e educação

O Padre Vitor Hugo Mendes, da Diocese de Lages, comemora 30 anos de ordenação presbiteral, no dia 6 de agosto. Nascido em Curitibanos, iniciou sua formação no antigo Seminário Diocesano de Lages, em 1982 e foi ordenado pelo bispo D. Oneres Marchiori.

Atualmente, Padre Vitor reside em Lages, onde colabora com serviços religiosos, lidera formações de lideranças, prega retiros e oferece assessorias teológico-pastorais no Brasil e na América Latina.

Formação e trajetória

Com doutorado e pós-doutorado em Educação, Padre Vitor Hugo também atuou como professor no curso de mestrado em Educação da UNIPLAC.

Em 2021, concluiu o doutorado em Teologia na Universidade de Salamanca, na Espanha. Ele destaca o privilégio de ter sido convidado para trabalhar em diversas instâncias da Igreja Católica, seja em paróquias, na formação de seminaristas, na liderança de serviços eclesiais no Brasil e na América Latina, ou em incursões acadêmicas e pastorais pela Europa.

Envolvimento com o Papa Francisco

Padre Vitor dedica-se a apresentar a originalidade do pontificado e do magistério do Papa Francisco, o primeiro papa oriundo da América Latina.

Em 2021, publicou a obra “Libertação, um balanço histórico à luz de Aparecida e Laudato si’: O aporte latino-americano do Papa Francisco” (Editora Appris).

Segundo o padre, Francisco trouxe uma virada histórica na condução da Igreja Católica, com grande repercussão no mundo católico e não católico.

Experiência no CELAM e visão sobre a realidade latino-americana

Entre 2011 e 2015, atuou como Secretário Executivo de Cultura e Educação no Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM), em Bogotá, Colômbia.

Durante esse período, teve a oportunidade de conhecer a realidade latino-americana, sua rica diversidade cultural e os desafios da desigualdade social. Uma das memórias mais marcantes é a visita ao túmulo de D. Oscar Romero, bispo mártir da causa dos pobres em El Salvador.

Reflexões sobre a vocação

Padre Vitor ressalta que vocação é seguir Jesus Cristo, perseguir seus passos e continuar sua obra, um ensinamento aprendido com o teólogo catarinense Leonardo Boff. Ele destaca a importância do mês de agosto, tradicionalmente conhecido como “mês vocacional” na Igreja do Brasil, em que se celebra a vocação de ser pai, mãe, padre, consagrado e catequista.

Retorno à Serra Catarinense

Após dez anos fora do Brasil, Padre Vitor observa com preocupação as perdas significativas na qualidade de vida da população da região serrana. Ele critica a falta de comprometimento das igrejas locais com a busca por condições de vida digna para todos, ressaltando a necessidade de uma “Igreja em saída missionária”, conforme preconizado pelo Papa Francisco.

Celebrações de agradecimento

Para celebrar seus 30 anos de ordenação, Padre Vitor presidirá a Celebração Eucarística na Igreja Matriz Imaculada Conceição de Curitibanos no dia 6 de agosto, às 19h00. Em Lages, a celebração será no domingo, 11 de agosto, na Comunidade São Francisco, Habitação, às 09h30. No dia 25 de agosto, ele presidirá a missa na Igreja São Sebastião Mártir, em Porto Alegre, às 10h00.

Ao refletir sobre sua trajetória, Padre Vitor expressa gratidão e destaca a importância da colaboração de muitas pessoas ao longo de sua vida. Ele conclui afirmando que "a Eucaristia é uma antecipação do Reino de Deus. O sonho do pão em todas as mesas, o cuidado da casa comum, um mundo de irmão e irmãs. Só assim vamos alcançar uma Igreja e uma Sociedade sem exclusões e sem censuras."

Nova unidade do Serviço de Atendimento à Pessoa Custodiada já atua na comarca de Lages Anterior

Nova unidade do Serviço de Atendimento à Pessoa Custodiada já atua na comarca de Lages

Papa Francisco parabeniza e envia bênção apostólica ao bispo de Lages, Dom Guilherme Próximo

Papa Francisco parabeniza e envia bênção apostólica ao bispo de Lages, Dom Guilherme

Deixe seu comentário