Bispo Diocesano de Lages faz lançamento da Campanha da Fraternidade
A exemplo do que vem fazendo desde que chegou a Lages, em 2019, o bispo diocesano Dom Guilherme Werlang reuniu a imprensa na manhã desta Quarta-Feira de Cinzas (5), para fazer o lançamento da Campanha da Fraternidade 2025.
Neste ano, o tema escolhido pelo Conselho Episcopal Pastoral (CONSEP) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) foi “Fraternidade e Ecologia Integral”; e o lema, que é sempre uma inspiração bíblica, é: “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31).
Dom Guilherme destacou que a escolha se deu pelas urgências climáticas que vêm sendo percebidas nos últimos anos, a exemplo das enchentes registradas no Rio Grande do Sul.
“O Papa Francisco reforça a urgência do tema. Ele é um defensor ativo da Ecologia Integral”, disse o bispo.
Ele explica que o significado de Ecologia Integral é perceber o mundo em unidade. Ver a natureza como irmã, os animais como irmão. “Quando entendermos que um animalzinho é nosso irmão ou uma árvore é nossa irmã, assim como fazia São Francisco, entenderemos a importância de proteger a natureza e mudar os hábitos da vida atual”, reforçou.
E falou sobre a cidade de Lages, que, segundo ele, está muito atrasada no que se refere à preservação. “Nem coleta seletiva temos. Mas estamos trabalhando em conjunto com o município para desenvolver ações nesse sentido.”
Na programação para colocar em prática o tema da Campanha da Fraternidade, está a organização de um evento, que deverá acontecer no dia 5 de junho, Dia do Meio Ambiente, para debater o gerenciamento de resíduos sólidos e o saneamento básico.
A iniciativa, explica o bispo, deverá envolver toda a comunidade, reunir especialistas e lideranças locais para discutir soluções sustentáveis e formas de conscientização da população sobre o tema.
Outra ação está programada para a Quarta-feira Santa, na Missa do Crisma, no município de Painel, quando serão distribuídas mudas de araucárias para cada uma das paróquias da Diocese de Lages, as quais deverão ser plantadas em locais estratégicos, colocadas sob a responsabilidade dos cuidados de crianças e da própria comunidade, e que passarão a ser símbolos sobre a importância da preservação do planeta Terra.
Além disso, os 24 municípios que integram a Diocese de Lages devem identificar suas próprias demandas no que diz respeito às questões ambientais, para desenvolverem ações práticas pela sua preservação.
Deixe seu comentário