Comarca de Lages se une à campanha contra a fome em apoio a instituições locais |
Xadrez lageano disputa campeonato internacional em Rio Negrinho
Os enxadristas Lorenzo Bevervanso Gomes (13 anos) e Gabriel Conte dos Santos (9 anos), em companhia do mestre nacional Marco Cordeiro, disputam, neste final de semana, entre os dias 9 e 11 de julho, em Rio Negrinho-SC, o International Rating Tournament de RIO NEGRINHO (IRT). A competição, válida pelo calendário oficial da Federação Internacional de Xadrez (FIDE), será disputada em seis rodadas de 4 horas cada, com troféus, medalhas e pontos no ranking internacional em disputa.
Os três enxadristas lageanos fazem parte do Projeto de Xadrez do COC-Lages, no qual o mestre nacional é o professor da disciplina. Lorenzo e Gabriel são alunos e integrantes do projeto, que oferece o xadrez como matéria curricular entre o 1º e 9º anos do Ensino Fundamental, descobrindo novos talentos para o xadrez de Lages, além de estimular a concentração, raciocínio e autoestima dos alunos.
Para a Neuroeducadora Karim Bevervanso Gomes, mãe do enxadrista Lorenzo, a oportunidade em uma competição internacional é muito importante. "A participação no IRT de Rio Negrinho contribui para o processo de desenvolvimento dos atletas, assim como leva o nome da cidade de Lages aos melhores patamares. A cidadania só se fortalece através do esporte, quando comunidade, atletas e governos caminham juntos", declara Karim.
Para Edilene Galvão, mãe de Gabriel, o xadrez tem colaborado com o desempenho escolar do filho. "Gabriel sempre foi um filho excelente e com o xadrez tem melhorado ainda mais suas notas, está mais maduro, e o mais importante, ele gosta muito de jogar", destaca Edilene.
Para Marco Cordeiro, professor de Xadrez do COC e técnico do Lages Xadrez Clube, a intenção é ganhar pontos no ranking internacional e superar os atuais 2.197, que o deixa em 74º enxadrista do Brasil: "Estou estuando muito para chegar aos 2.300 pontos e virar mestre da Federação Internacional, é uma meta que busco há bastante tempo", reflete Marco, que venceu o IRT de Timbó, em junho e pretende repetir o feito agora em Rio Negrinho, que tem como pré- rankeado número 1, o mestre Charles Gauche, blumenauense que representa Timbó. Além dos pontos que Marco Cordeiro busca, Lorenzo e Gabriel também procuram melhorar suas colocações entre os enxadristas em suas categorias.
O trio de enxadristas embarca na quinta-feira (8), rumo a Rio Negrinho e com retorno no doming (11). A expectativa é muito boa e esperam-se três premiações na competição.
Deixe seu comentário