logo RCN
Conquista

Lageanos conquistam seis medalhas no Campeonato Sul-Americano de Xadrez Escolar

De Lages, 21 enxadristas participaram e seis subiram ao pódio

A equipe Lages Xadrez Clube/FME disputou, entre os dias 9 e 11 de dezembro, o Campeonato Sul-Americano Escolar de Xadrez 2022. A competição aconteceu na British School, em Ciudad Del Este – Paraguai e contou com a participação de 240 enxadristas de seis países, entre 6 e 17 anos, que disputaram sete partidas de 2 horas cada, com troféus aos três primeiros colocados e medalhas até o 10º lugar. A competição é uma promoção da FIDE- Federação Internacional de Xadrez e Federação Paraguaia de Xadrez.
De Lages, 21 enxadristas participaram, conquistando seis medalhas para o Brasil.


Subiram ao pódio por Lages
Lavígnia Padilha Bittencourt (COC-Lages) 7º lugar Sub 09 Feminino
José Henrique de Jesus Chamorro (COC-Lages) – 9º Lugar Sub 09 Masculino
Lorenzo Bevervanso Gomes (EEB Ondina Neves Bleyer) - 6⁰ Lugar Sub 15 Masculino
Any Sophia da Silva Pinto (Escola EEB PROF JORGE AUGUSTO NEVES VIEIRA ) 5º Lugar Sub 13 Feminino
Raissa de Sousa Kieski (Colégio Militar Feliciano Nunes Pires) 9º Lugar Sub 13 Feminino
Gustavo Warmling Kayser (Escola Colégio Santa Clara) 8º Lugar Sub 17 Masculino

Para o técnico de Lages, o mestre nacional Marco Cordeiro, os resultados foram muito bons, especialmente por ser uma competição internacional, que reuniu os melhores enxadristas da América do Sul. “Para muitos dos nossos, foi uma sensação inédita enfrentar enxadristas de outras nacionalidades. Temos uma equipe de enorme potencial, mas com pouca experiência internacional, o que tornou a experiência muito positiva”, avalia Marco, que para 2023 espera aumentar o número de medalhas e, quem sabe, um troféu.

Já para Janaína Chamorro, mãe de José Henrique Chamorro, de 8 anos, que conquistou a medalha de 9º Lugar Sub 09, a sensação de ver o filho entre os melhores foi incrível. “Meu filho está iniciando no Xadrez, descobriu pelas aulas na escola, onde o Xadrez é matéria curricular e passou a frequentar a Escolinha de Xadrez da cidade. Agora é focar para o ano que vem e buscar melhorar a posição”, destaca Janaína, que acompanhou José durante a competição.
"A equipe Lages Xadrez Clube agradece à Prefeitura de Lages, que através da FME e Secretaria de Assistência Social, que propiciaram o transporte da equipe, além dos apoios de Emílio Einsfeldt, Unifique, Madeireira Phillipi, BHC, Madeireira Rodrigues, Mercado Kloppel, Planalto Hotel, Via Neuro, FDS Consultoria Tributária, Colégio COC-LAGES e todos que auxiliaram na Pastelada do Xadrez adquirindo números na “Ação Entre Amigos Rumo ao Sul-americano 2022”, disse Marco Cordeiro.
O próximo desafio da equipe Lages Xadrez Clube/FME é neste final de semana, sábado (17), na 8ª Etapa do CIRCUITO CATARINENSE DE XADREZ RÁPIDO, em Lacerdópolis. Lages deve participar com 15 enxadristas.


Lageanos atuam na arbitragem do Sul-Americano 2022, no Paraguai Anterior

Lageanos atuam na arbitragem do Sul-Americano 2022, no Paraguai

Lages vai representar o Brasil no Sul-Americano Escolar de Xadrez 2022 Próximo

Lages vai representar o Brasil no Sul-Americano Escolar de Xadrez 2022

Deixe seu comentário