logo RCN

SC gera quase 25 mil empregos em setembro

  • A indústria obteve o melhor desempenho, com 12.135 novas vagas

    Ricardo Wolffenbuttel / Secom / Divulgação

Santa Catarina alcança novamente um número significativo na geração de empregos formais do país. O Ministério da Economia divulgou nesta quinta-feira, 29, que o Estado teve um saldo positivo de 24.827 vagas em setembro, mantendo o melhor desempenho na região Sul e terceiro maior saldo acumulado do país. Apenas São Paulo (+75.706 postos) e Minas Gerais (+36.505 postos), os dois estados mais populosos do Brasil, obtiveram resultados superiores em números absolutos. Os dados são da pesquisa mensal divulgada pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). 

Todos os setores da economia catarinense sentiram o aumento do número de postos de trabalho no mês de setembro. A indústria obteve o melhor desempenho, com 12.135 novas vagas. Em seguida, aparecem os serviços (7.597), o comércio (4.138), a construção civil (932) e a agropecuária (25).

A governadora em exercício, Daniela Reinehr, reafirma o compromisso com a união dos catarinenses. "A retomada da economia de forma responsável já é uma realidade em Santa Catarina. Vamos seguir apostando no que está dando certo e melhorar o que pode ser melhorado. O crescimento de todos os setores é impulso para nos unirmos como catarinenses em prol do desenvolvimento. A saúde e a comida na mesa do catarinense são nossas prioridades", sintetiza.

As quase 25 mil novas vagas com carteira assinada no Estado é o saldo resultantes de 99.188 admissões e 74.361 demissões. No Brasil, o saldo de novas vagas também foi positivo: 313.564 postos de trabalho foram abertos no último mês.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Rogério Siqueira, ressalta que o saldo positivo consecutivo é resultado do trabalho técnico e comprometido com o Estado. "Trabalhar em conjunto na construção de políticas de estado, perenes. Este é o nosso propósito e o aumento gradativo no saldo de empregos tem nos mostrado que estamos no caminho certo. Santa Catarina vem a cada mês sendo destaque no cenário nacional. Resultado de um trabalho sério, comprometido e colaborativo com as entidades e o setor produtivo. Seguimos promovendo um ambiente atrativo para empresas e ampliação da matriz econômica do Estado. Fortalecemos uma espiral de prosperidade, confiança e esperança", destaca.

O Caged é mais um indicador a demonstrar que a retomada econômica é realidade em Santa Catarina. Em agosto, o Estado havia apresentado o melhor desempenho do Sul e o terceiro a nível nacional, com criação de 18.375 novas vagas. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) confirmou que, no mesmo mês, Santa Catarina manteve a menor taxa de desocupação do país.


Serra Catarinense tem desempenho modesto

O mês de setembro foi de recuperação para os municípios da Serra Catarinense. Praticamente todos tiveram saldo positivo na geração de emprego, amenizando em partes os estragos provocados na economia pela pandemia. Lages foi o destaque com 131 novos postos de trabalho, mas o problema é o saldo acumulado no ano, que é de -421 vagas.

Analisando-se apenas setembro, Correia Pinto vem em segundo lugar com a criação de 125 postos de trabalho, Otacílio Costa por sua vez gerou 75 e São Joaquim, segundo município com maior número de habitantes contabilizou apenas 2 vagas.

A expectativa é de recuperação ainda maior para os próximos meses. Nos anos anteriores, Lages registrou a média de 1.000 novos postos de trabalho a cada 12 meses. A curva negativa deste ano é reflexo da Covid-19, que causou o fechamento de várias empresas, principalmente do setor de Comércio.

Mas este setor também mostra fôlego. Na última semana a Loja Koerich inaugurou em Lages gerando vários postos de trabalho. Empreendimentos menores também estão surgindo em vários pontos da cidade. Provavelmente os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) serão melhores em outubro.

Festival Sabores de Lages vai comemorar os 254 anos da cidade Anterior

Festival Sabores de Lages vai comemorar os 254 anos da cidade

Campanha Natal Premiado terá R$ 70 mil em prêmios Próximo

Campanha Natal Premiado terá R$ 70 mil em prêmios

Deixe seu comentário