Os diretores da Associação Empresarial de Lages (ACIL) receberam na noite desta segunda-feira, 08 de setembro, o professor Rodrigo Figueiredo Terezo, pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), para a apresentação de um pré-projeto voltado ao setor florestal da Serra Catarinense.
A proposta, elaborada em parceria com a UDESC, UNIPLAC e os núcleos de Agronegócio e Engenharia e Arquitetura da ACIL, propõe novos caminhos para a cadeia produtiva regional, com destaque para a madeira engenheirada, tecnologias como CLT (Cross Laminated Timber), MLC (Madeira Lamelada Colada) e Wood Frame.
O professor destacou que a região conta com mais de 325 mil hectares de florestas plantadas na Serra Catarinense. No entanto, parte expressiva dessa produção ainda sai em toras brutas para outras regiões e países, sem a devida agregação de valor. O projeto propõe estimular a industrialização local, aproveitando o potencial para gerar emprego, inovação e fortalecimento econômico.
Entre os destaques apresentados pelo professor, estão as oportunidades no mercado internacional de CLT, impulsionadas pela agenda de construções sustentáveis e de baixo carbono, além da necessidade de articulação entre produtores, empresas e academia para consolidar um polo regional competitivo discutir iniciativas de inovação.
Deixe seu comentário