<
logo RCN
Lages

Fórum das Entidades convoca a sociedade para participar do desenvolvimento

“Qual o futuro da região serrana?”

Assim começou a apresentação feita pela secretária-executiva do Fórum das Entidades, Raiane Macedo, aos mais de 20 representantes de entidades de classe e imprensa, presentes na reunião realizada na manhã de quarta-feira (19), na plenária da CDL de Lages.

Com essa pergunta, os presentes foram provocados a pensar sobre o futuro de Lages e da região serrana e convocados a participar, se envolver e se comprometer com o Plano de Aceleração Territorial, em construção pelo Fórum das Entidades.

O coordenado do Fórum das Entidades, Jefferson Rodrigo de Oliveira, lembrou que outros planos com a mesma intenção de promover o desenvolvimento da cidade já foram pensados, mas reforçou que o Plano de Aceleração Territorial vem sendo construído a partir de muitas pesquisas e estudos.

Conforme a apresentação da secretária-executiva, o plano a ser proposto tem como exemplo o mesmo aplicado nas cidades de Barcelona, na Espanha; e de Medelín, na Colômbia.

“Essas cidades aplicaram essa metodologia e tiveram crescimento bastante expressivo. Por isso, o Fórum das entidades decidiu comprar a metodologia Cidade Inovadora”, informou Raiane.

Por essa metodologia, são três os objetivos principais para fazer com que a cidade acelere o seu desenvolvimento: fomentar o empreendedorismo, a potencializar as oportunidades existentes e a melhorar a qualidade de vida da população local, buscando um desenvolvimento acelerado e intencional.

Envolvimento das entidades, sociedade e poder público

À reunião, não estavam presentes representantes do Poder Público, justamente porque este envolvimento deve partir da sociedade e das entidades representativas e ao qual, o Poder Público deverá se comprometer, posteriormente, conforme explicou o empresário Thiago Mazuhy.

“O Poder Público tem de ter consciência de que não é patrão. É funcionário. Funcionário da população. Entre as ações do projeto, deve estar o empoderamento da população, para que ela possa cobrar ações do Poder Público”, disse o reitor da Uniplac, Kaio Amarante.

E ele completou: “Estamos dando uma guinada que vai mudar a realidade da Serra. Contem conosco.”

A esses depoimentos, o coordenador do Fórum completou: “Temos de consolidar esse projeto antes do período eleitoral e apresentar aos candidatos nossas pautas. Mostrar o que queremos para Lages e fazer com que eles se comprometam e se envolvam com esse propósito.”

O secretário-executivo da Amures, Walter Manfrói, sugeriu que fosse agregada ao projeto e à apresentação dele, a marca Serra Catarinense, desenvolvida pela Associação e já aplicada por diferentes empresas da região.

Workshop

Qual o futuro da região serrana? O que queremos para o futuro de Lages?
O Fórum das Entidades Empresariais de Lages por meio do Plano de Aceleração Territorial quer a sua ajuda para responder essas perguntas!
O Plano é uma iniciativa do Fórum das Entidades, que visa ao desenvolvimento socioeconômico do Território por meio da construção de um planejamento e da execução de projetos que acelerem o processo de desenvolvimento de Lages e da Serra Catarinense.
O Workshop Visão de Futuro é parte desse processo, reunindo toda a sociedade para a construção coletiva e integrada de uma visão de futuro única, que norteará toda a elaboração e a operacionalização do Plano de Aceleração.
O Workshop Visão de Futuro acontece no dia 3 de julho, a partir das 18 horas, no  Centroserra Convention Center. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas por este link.

Fiesc vai entregar Ordem do Mérito Industrial ao empresário Assis Strasser Anterior

Fiesc vai entregar Ordem do Mérito Industrial ao empresário Assis Strasser

Empresa investe mais de R$ 18 milhões em plataformas de pesquisa, desenvolvimento e inovação Próximo

Empresa investe mais de R$ 18 milhões em plataformas de pesquisa, desenvolvimento e inovação

Deixe seu comentário