-
Mauro Maciel/Arquivo
Está previsto para o dia 10 de março o encerramento das operações da Azul Linhas Aéreas a partir do Aeroporto da Serra Catarinense, em Correia Pinto.
A notícia surpreendeu funcionários da própria companhia aérea, do aeroporto, bem como as mais de 50 famílias que, atualmente, dependem dessa operação.
Márcio Eduardo Padovan, da Infracea, empresa responsável pela gestão do aeroporto, informou que ainda não foi informado oficialmente pela companhia aérea sobre a decisão.
Representantes das entidades de classe de Lages, como Fórum das Entidades, Acil, CDL, Amures, também ficaram surpresos.
“Estamos alinhando com governador Jorginho Mello e com a prefeita de Lages, Carmen Zanotto, para tentarmos reverter essa situação”, disse Jefferson Oliveira, presidente do Fórum das Entidades.
Diante do anúncio de encerramento das operações da empresa Azul Linhas Aéreas no Aeroporto da Serra Catarinense, localizado em Correia Pinto, a prefeita de Lages, Carmen Zanotto, está em contato com o Governo do Estado. Uma reunião foi marcada para sexta-feira (10), para tratar do assunto na Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), com o secretário Ivan Amaral.
O deputado estadual Marcius Machado também se posicionou: "Recebo com tristeza a informação de que a Azul Linhas Aéreas deixará de operar voos do Aeroporto de Correia Pinto.
Funcionários da companhia aérea, trabalhadores indiretos e empresas de turismo da nossa Serra Catarinense contaram com essa ligação da região com o resto do mundo.
Entrei em contato com o governador Jorginho Mello para ajudar que os voos regulares ainda sejam uma realidade na Serra. Contem comigo."
Em nota enviada pela assessoria de imprensa, a Azul Linhas Aéreas confirmou a suspensão das operações na Serra Catarinense.
“São Paulo, 8 de janeiro de 2025 - A Azul informa que está sempre avaliando as possibilidades e necessidades de mercado e, consequentemente, mudanças fazem parte do planejamento operacional. Como empresa competitiva, a companhia reavalia constantemente as operações em suas bases, como parte de um processo normal de ajuste de capacidade à demanda.
Sendo assim, a companhia anuncia que irá suspender as operações na cidade de Correia Pinto, a partir do dia 10 de março de 2025 devido a uma série de fatores que vão desde o aumento nos custos operacionais da aviação, impactados pela crise global na cadeia de suprimentos e a alta do dólar, somadas às questões de disponibilidade de frota e de ajustes de oferta e demanda.
Importante ressaltar que os Clientes impactados receberão a assistência necessária, conforme prevê a resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
A Azul reforça, ainda, que mesmo diante da suspensão, segue operando no Estado de Santa Catarina com voos regulares em Florianópolis, Jaguaruna, Joinville, Navegantes e Chapecó, de onde os Clientes poderão se conectar com mais de 11 destinos em voos diretos em voos diretos.”
O Governo do Estado também emitiu nota:
"A Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF) não recebeu nenhuma comunicação oficial da Azul Linhas Aéreas sobre a interrupção das operações da empresa no Aeroporto Regional da Serra Catarinense - Correia Pinto.
Em novembro de 2024, a Azul anunciou o aumento de quatro para seis operações semanais e qualquer manifestação oficial da empresa sobre mudanças em suas atividades será avaliada pela secretaria e gabinete do governador.
Diante das manifestações extraoficiais sobre a interrupção das operações da Azul em Correia Pinto, o gabinete do governador Jorginho Mello e a SPAF estão buscando informações junto à direção da empresa. Tão logo se tenha novas informações será possível avaliar as ações necessárias para manter as operações de aviação comercial na Serra Catarinense."
Deixe seu comentário