<
logo RCN
Parceria Ambiental

ESG e agronegócio

ESG (Environmental, Social and Governance) se refere às boas práticas Ambientais, Sociais e de Governança, por meio da utilização de técnicas organizacionais com o objetivo de reduzir os impactos das atividades de produção, seja no meio ambiente, na sociedade e na administração dos negócios com ética e transparência.

 

PILARES DO ESG NO AGRONEGÓCIO

Ambiental

O uso racional de recursos naturais; o manejo adequado do solo; o controle do uso de agroquímicos; os sistemas de irrigação inteligentes; a priorização de máquinas elétricas; a redução do desmatamento; a gestão de resíduos; a redução da emissão de gases de efeito estufa; sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF).

 Social

Promover a segurança e saúde dos trabalhadores; respeitar as leis trabalhistas; valorizar a mão de obra local; capacitar moradores da comunidade; oferecer treinamentos adequados para manejo dos equipamentos agrícolas; profissionalização do setor com treinamentos e capacitações, envolvimento da empresa/fazenda em projetos e causas sociais, fornecimento de uma boa infraestrutura de moradia; garantia de alimentação.

Governança

A transparência na gestão de empresas e indústrias; o cumprimento das leis e regulamentações; a ética nos negócios; a gestão responsável dos recursos financeiros; o combate à corrupção; o estabelecimento de protocolos de segurança; gestão de riscos, práticas antifraudes e corrupção, garantia de rastreabilidade dos animais, e gestores mais qualificados.

  

IMPORTÂNCIA PARA O AGRONEGÓCIO

Acesso a crédito rural

Produtores rurais, alinhados às boas práticas de sustentabilidade, são beneficiados por instituições financeiras com redução das taxas de juro para aqueles que adotam práticas sustentáveis, como produção orgânica ou agroecológica, bioinsumos, tratamento de dejetos na suinocultura, pó de rocha e calcário, energia renovável na avicultura, rebanho bovino rastreado e certificação de sustentabilidade.

Investimentos e Investidores

Além das instituições financeiras, que estão priorizando o ESG na hora de tomar decisões, as companhias agrícolas e cooperativas também têm valorizado a implementação deste mecanismo de gestão visando alcançar melhores resultados no longo prazo e atraindo novos investidores.

 Aumento do lucro por safra

A implantação de práticas de gestão sustentável e eficiente resulta em melhorias na produtividade, redução de desperdícios e otimização dos recursos disponíveis, além de que os consumidores globais estariam dispostos a pagar um valor mais alto por produtos de baixo impacto ambiental.

A Parceria Ambiental está apta a oferecer consultoria em implantação de ESG.

PARCERIA AMBIENTAL - SUSTENTABILIDADE E GESTÃO

Redução do preço da carne desestimula produção Anterior

Redução do preço da carne desestimula produção

Irani promove evento online para debater a diversidade Próximo

Irani promove evento online para debater a diversidade

Deixe seu comentário