<
logo RCN

Festa Nacional do Pinhão de 2022 já tem data para acontecer

Em janeiro de 2022, Fundação Cultural de Lages inicia o processo para a escolha da rainha e princesas para a Festa Nacional do Pinhão. O evento, um dos maiores de Santa Catarina, será realizado de 10 a 19 de junho, no Parque de Exposições do Conta Dinheiro. Já o Recanto do Pinhão ocupará uma estrutura da Praça João Costa, que foi reformada justamente para a realização de eventos.

Em função da pandemia, a festa não foi realizada em 2020 e em 2021, mas a licitação realizada em 2020, para escolher a empresa responsável pela contratação de shows, continua vigente. A vencedora é a Gabi Produções, à mesma que organizou as últimas cinco edições da festa.

Gilberto Ronconi, superintendente da Fundação Cultural de Lages, avalia como positivo o fato da Gabi ter vencido a licitação, já que a empresa conhece a cidade, o público e como a Festa Nacional do Pinhão Funciona. Uma mudança imposta pela pandemia, é que o contrato não foi feito para cinco anos e sim para cinco edições da festa.

Ou seja, caso algo impeça a realização em algum ano, a obrigação da empresa se estende

automaticamente. A Prefeitura de Lages é responsável pelo Recanto do Pinhão e Sapecada da Canção Nativa. Espetáculos, infraestrutura, iluminação, sonorização e segurança do parque de alimentos ficam com a Gabi Produções. "E a prefeitura ainda recebe pela outorga da marca da Festa do Pinhão", comenta Ronconi.


Festival da Tradição

O Recanto do Pinhão será realizado na Praça João Costa, que possui palco. As barracas das entidades beneficentes não ficarão lado a lado. Serão dispostas em ilhas para instalar a estrutura hidráulica e elétrica já instaladas no piso da praça. Desta forma, não serão puxados fios entre os postes e as barracas, tudo será pelo chão.

Outra novidade será a realização do Festival da Tradição. "Será com os cinco CTGs de Lages e outros locais. Teremos apresentações de chula, danças e de invernadas artísticas. Afinal, foi nesta praça que nasceu a Festa do Pinhão ", explica o superintendente.

Essa ação já era para ter acontecido em 2020, mas a festa foi suspensa em função da pandemia. Este ano, será em parceria com a Associação Lageana de Cultura, Arte e Tradição (Alcat).

Como a festa é um evento noturno, a realização do festival tem como objetivo a atenção do público durante os dias, principalmente após o feriado de Corpus Christi, período em que a cidade é tomada por turistas.


Projeto itinerante Viva Comunidade chega a Lages Anterior

Projeto itinerante Viva Comunidade chega a Lages

Escola de Artes : Cursos proporcionam experiências que unem o corpo e a mente Próximo

Escola de Artes : Cursos proporcionam experiências que unem o corpo e a mente

Deixe seu comentário