logo RCN

Corredor de Canto e Poesia completa 20 anos de história

Em 2022, o Corredor de Canto e Poesia completa 20 anos de história e, para celebrar esta conquista, foram documentados em audiovisual, personagens, fatos, curiosidades que fizeram do Corredor de Canto e Poesia, este patrimônio cultural da nossa região.

O Corredor de Canto e Poesia é uma oficina de composição poética, que acontece desde 2002, sempre em uma fazenda aqui da região. Dele participam poetas, compositores e músicos nativistas de todo o sul do continente, onde durante três dias, trocam conhecimentos e inspirações para compor músicas e poemas a partir de um tema proposto pelos jurados.

Precisamos garantir que o legado produzido durante estes 20 anos seja preservado com o devido valor e acreditamos que neste documentário poderemos registrar e garantir que as próximas gerações conheçam o Corredor de Canto e Poesia em sua totalidade.

Também por ser um evento fechado, só para convidados, ao longo desses anos o Corredor de Canto e Poesia despertou curiosidade e até uma mística sobre como acontece este festival de música e poesia, um festival temático, sem caráter competitivo, uma oficina de produção poética com trocas de saberes entre os participantes. Com este registro audiovisual poderemos apresentar para o público geral, familiares e apreciadores da música nativista o que é o Corredor de Canto e Poesia.

O Corredor de Canto e Poesia tem a seguinte dinâmica, na sexta à noite os três jurados escolhidos pela Comissão Organizadora, propõe um tema e a partir desse tema os participantes terão próximo de 24 horas para compor músicas e poemas e apresentar para os jurados e demais participantes no sábado à noite. Por não ser um festival competitivo, os jurados têm o papel de elencar alguns destaques entre as composições apresentadas.

Podem participar do festival apenas poetas, compositores e músicos convidados, cada edição tem uma média de 70 participantes. Novos participantes precisam ser indicados por participantes assíduos, e após análise da Comissão Organizadora são então convidados.

Ao longo da história, temos documentadas mais de 700 obras compostas durante as oficinas do Corredor de Canto e Poesia, muitos temas foram lançados comercialmente, grupos criados e seus álbuns gravados, consolidando a arte e a cultura nativa como indústria e fonte de renda. Todo Pouso, (como chamamos as edições, menção ao Tropeirismo), nós homenageamos em vida, um ícone da cultura nativista, este recebe o Troféu Madrinheiro. Os demais troféus seguem as menções tropeiras, como Troféu Cincerro, Bruaca, Estalo de Reio, Estouro de Tropa, Fogo de Chão e outros.

Assim, o Corredor de Canto e Poesia Valoriza, incentiva, resgata e desperta novos valores, reunindo músicos, poetas e intérpretes em uma oficina de criação poética numa Fazenda da região durante o aniversário de Lages. Nesses 20 anos foram realizados "Pousos" nas Fazendas Ferradura, Fazenda Santo Antônio, Fazenda Lua Cheia e Sítio Vó Tonha.

Corredor de Canto e Poesia é mais que uma oficina de produção poética, é um momento de reencontro com os amigos, com os valores, com a cultura ancestral, com a tradição regional que nos faz serranos, gaúchos catarinenses, seguindo o rastro dos antigos tropeiros, tropeando versos e acordes neste corredor cultural.

Confira o Lançamento on-line do Documentário Corredor de Canto e Poesia - 20 anos de história, através do canal no Youtube da Produtora Cultural CATÁLISE Criativa.

Link: https://www.youtube.com/channel/UC_3LNT-gUgun_vzVPQb141A.

Uniplac cria Orquestra Infanto-Juvenil Anterior

Uniplac cria Orquestra Infanto-Juvenil

Alunos de escola municipal farão desenhos para compor vestido da realeza da Festa do Pinhão Próximo

Alunos de escola municipal farão desenhos para compor vestido da realeza da Festa do Pinhão

Deixe seu comentário