logo RCN
Música

Orquestra Nacional da Colômbia fará concertos em Blumenau e Jaraguá do Sul, em agosto

Turnê também passa por salas no Rio, em São Paulo e em Buenos Aires; ingressos estão à venda

Instituição cultural de larga trajetória, criada em 1936, a Orquestra Sinfônica Nacional da Colômbia prepara turnê pela América do Sul, com dois concertos em Santa Catarina, agendados para 1º de agosto, no Teatro Carlos Gomes, em Blumenau, e 2 de agosto, no Teatro da Scar, em Jaraguá do Sul.

Ingressos já à venda no site ticketcenter.com.br. A turnê passa por importantes casas de espetáculos, como o Teatro Municipal do Rio de Janeiro, a Sala São Paulo e o Teatro Colón, de Buenos Aires, no Festival Martha Argerich.

“A presença da orquestra será um momento muito especial na cultura de Jaraguá do Sul e Blumenau”, ressalta Carlos Branco, da Branco Produções. Ele lembra que se trata de uma orquestra de grande relevância, que já teve como solistas nomes como Arthur Rubinstein, Roberto Alagna, Andrea Bocelli e José Carreras, e, como maestros convidados, nomes como Igor Stravinsky, Aram Khachaturian, Paul Hindemith, Gustavo Dudamel e Claudio Arrau.

Na abertura dos dois concertos, “Obertura Mestiza”, peça do compositor venezuelano Victoriano Valencia, composta especialmente para a turnê.

Para Blumenau, a orquestra reservou o “Concerto para piano N° 2” e a “Sinfonia N° 1”, de Rachmaninov, tendo como solista Berenika Glixman. Em Jaraguá do Sul, com o solista Tomer Lev, as obras escolhidas são o “Concerto para piano”, de Grieg, e “Scheherezade”, de Rimsky-Korsakov.

Sob a direção artística do maestro argentino-israelense Yeruham Scharovsky, a orquestra habitualmente promove cinco séries de concertos ao ano, apresentando-se também com artistas de renome internacional e os mais destacados músicos colombianos.

Realiza importantes produções de ópera e balé, e, durante a temporada 2024, montagens com o Coro Nacional de Colômbia, além de diferentes séries para diversos públicos em outros cenários, incluindo concertos ao ar livre.

A Sinfônica Nacional tem intensa agenda de concertos em diferentes cidades da Colômbia, que permitem levar suas produções e uma robusta atividade pedagógica aos lugares mais distantes.

No total, promove 70 a 80 concertos ao ano e é o grupo residente do Festival Internacional de Música Sacra de Bogotá e do Festival de Música Religiosa de Popayán.

É uma orquestra contemporânea, que entrega ao público a emoção e a beleza de suas interpretações em todos os gêneros e estilos, incluindo atuações com artistas populares.

Yeruham Sharovsky é o maestro titular. Durante sua carreira, dirigiu mais de 60 destacadas orquestras em mais de 25 países, entre elas a Filarmônica de Israel, a Sinfônica de Berlim, a Filarmônica de Moscou, a Filarmônica de Lubeck (Alemanha), a Orquestra da Ópera Nacional da Finlândia, a Nova Ópera de Israel, a Sinfônica de Jerusalém, a Sinfônica Dohnnany de Budapeste, a Sinfônica de Roma, a Sinfônica Nacional da Argentina, a Sinfônica do Teatro Municipal de São Paulo e Sinfônica Nacional do Chile e Sinfônica Brasileira.

Bonecos feitos com serragem contam a história do Mestre Mimi em escolas de Lages Anterior

Bonecos feitos com serragem contam a história do Mestre Mimi em escolas de Lages

Telefone modelo Castiçal (1904) está em exposição no Museu Thiago de Castro Próximo

Telefone modelo Castiçal (1904) está em exposição no Museu Thiago de Castro

Deixe seu comentário