<
logo RCN

Centenário de José Paschoal Baggio

  • Fotos retiradas do livro José Paschoal Baggio - Da Madeira ao Jornalismo

"Meu pai, José Paschoal Baggio, faria 100 anos neste 27 de março. Hoje fico aqui a imaginar como seria para ele estar nesse mundo. Com certeza estaria cheio de ideias, liderando, encontrando alternativas e fazendo acontecer.

Ah, como ele gostava de fazer acontecer... Empreendedor, dedicado, visionário, inovador e completamente intenso, assim era meu pai, um entusiasta que desde 1948, quando fincou raízes em Lages, dedicou-se ao crescimento da nossa cidade, assim como ao desenvolvimento regional.

Integrado na comunidade lageana, desenvolveu atividades no comércio, na indústria, no mundo político e na vida social. Sendo Presidente do 14 de Junho. Sócio fundador do Serrano Tênis Clube. Presidente do Esporte Clube Internacional e da Liga Serrana de Futebol. Fundador da Gráfica e Papelaria Pérola, da Rádio Difusora, da 101 FM e do Correio Lageano. Presidente da Acil. 

Fundou também a Associação dos Diários do Interior de Santa Catarina e membro fundador do Instituto Histórico e Geográfico de Lages e do Sindicato das Indústrias Gráficas da região serrana de Santa Catarina. 

Foi com muito orgulho que esse jornalista gaúcho, recebeu da Câmara de Vereadores de Lages o título de "Cidadão Lageano", em reconhecimento pelos serviços prestados à população da região.

Mas nada disso mudava seu jeito simples de vida. Ele amava os detalhes e o bem viver com sua rotina permeada entre a família, o trabalho, os amigos e seus sonhos. Ele sonhava, inspirava e realizava.

Tenho muito orgulho do líder que foi. Da sua verdade e transparência. Da sua resiliência diante das batalhas e projetos que abraçava. Foi incansável na luta pela BR282 e hoje seu nome emoldura o viaduto do Batalhão. Passo ali e penso. Você conseguiu. 

Batalhou pela implantação do aeroporto e hoje aos 100 anos estaria brigando para que esses voos se normalizem, porque seu maior desejo sempre foi ver nossa região grande, desenvolvida e produtiva. As causas coletivas eram sua grande paixão.

É pai. Eu te sonhei imortal. Mas desde 2001 você não está mais por aqui. Hoje seu exemplo e liderança inovadora ainda inspiram muitas pessoas. Tenho tanto orgulho da referência que você se tornou. Sua intensidade ainda ecoa pelas ruas de Lages. Teu nome segue realizando na forma do Instituto José Paschoal Baggio, cuja missão é contribuir para o desenvolvimento das pessoas da Serra Catarinense por meio de projetos e programas. Seguimos daqui a tua missão. Sonhando os teus sonhos. 

Feliz aniversário pai. 100 anos. E uma saudade sem fim."


Isabel Baggio


Programa Lages Melhor estimula a criatividade para aulas de música presenciais mais seguras Anterior

Programa Lages Melhor estimula a criatividade para aulas de música presenciais mais seguras

Projetos farão parte de festival exibido no Youtube Próximo

Projetos farão parte de festival exibido no Youtube

Deixe seu comentário