<
logo RCN

Casarão Juca Antunes: exposição apresentará participação histórica dos negros catarinenses

Santa Catarina é recheada de personagens que marcaram a história do estado. Alguns com destaque e reverência da sociedade e outros anônimos que merecem ser conhecidos por toda a população. O ano de 2021 marca os 120 anos do nascimento de Antonieta de Barros, primeira deputada mulher e negra no Brasil. Sua história é relatada com maestria pela professora Jeruse Romão no livro "Antonieta de Barros: Professora, escritora, jornalista, primeira deputada catarinense e negra do Brasil". 

A professora mestre Carolina Corbellini Rovaris em seu livro "Nos Rastros de Sujeitos Diaspóricos: Narrativas sobre a Diáspora Africana no Ensino de História", destaca com muita qualidade, via pesquisa documental a história de quatro negros libertos na Desterro do século XIX, hoje Florianópolis. Ambos são materiais didáticos e lançamentos literários que permitem perceber as conexões entre as trajetórias de vida e a construção de identidade e resiliência dos negros no sul do Brasil.

O NEAB - Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (UNIPLAC) e o Obatalá - Movimento Negro de Lages, com a participação de professores de Arte, História e alunos que confeccionaram páginas ilustradas dos conceitos e frases principais apresentam a exposição "Livros e Arte: Enaltecendo a Participação Histórica dos Negros Catarinenses", que terá abertura oficial no dia 7 de dezembro, terça-feira, às 19h30 no Casarão Juca Antunes. 

A exposição está disponível para o público já nesta sexta-feira (3) e finaliza em 23 de dezembro, com horários para visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h30 e das 14h às 17h30. O acesso ao Casarão Juca Antunes é gratuito e todas as normas de combate ao Coronavírus são cumpridas. 

Fonte e imagem: NEAB - Núcleo de Estudos Afrobrasileiros (UNIPLAC)

Vozes de três corais emocionaram o público na terceira noite do Natal Felicidade Anterior

Vozes de três corais emocionaram o público na terceira noite do Natal Felicidade

Estudantes do Novo Ensino Médio desenvolvem gerador de energia eólica Próximo

Estudantes do Novo Ensino Médio desenvolvem gerador de energia eólica

Deixe seu comentário