<
logo RCN

Acadêmicos de Medicina da Uniplac participam de livro

Em um feito inédito, acadêmicos de Medicina da Uniplac escreveram quatro capítulos do livro Casos Clínicos Comentados em Ginecologia e Obstetrícia. A obra apresenta a discussão do caso clínico, hipóteses diagnósticas, diagnóstico diferencial e condutas de acordo com as mais recentes diretrizes e protocolos. "É um livro completo que tem por base as mais recentes referências bibliográficas e trabalhos de revisão", explica o médico Fernando Vequi Martins, mastologista e coordenador voluntário da liga acadêmica de ginecologia, obstetrícia e mastologia (Lagon) da Uniplac, que juntamente com a médica Maria Carolina Saggioratto, ginecologista e obstetra e professora do curso de medicina da Uniplac, orientou na produção do material publicado. "Tenho o maior orgulho em ver o reconhecimento deste trabalho que iniciou dentro da Lagon. Uma realidade que só foi possível pela dedicação de Eliandra Wolff, Luana Limas de Souza, Bruna Furlan, Talita Granemann Mello e Arthur Duara, acadêmicos do curso de medicina da Uniplac, e também das nossas médicas egressas, Anelize Daros Stahl e Jessica da Silva Goulart", destaca doutor Fernando.


Como surgiu a iniciativa de vocês estudantes, participarem do livro?

Nós participamos da liga acadêmica de ginecologia, obstetrícia e mastologia da Uniplac. Devido a pandemia, iniciamos com aulas online, e ao divulgarmos uma das aulas do Dr. Fernando recebemos o convite de um acadêmico da Univali para ingressar nesse projeto, o qual foi aceito de imediato pelo dono da editora Atheneu.


E já na primeira experiência aprovaram quatro capítulos?

Sim. Essa foi uma grande oportunidade. Elaboramos, orientados pelo doutor Fernando e pela doutora Maria Carolina, quatro capítulos, sendo eles sobre "Mastopatia diabética", "Mastite periductal", "Câncer de mama na gestação" e "Doença inflamatória pélvica". No processo de seleção desses temas optamos por dar ênfase a esses assuntos que não são muito comuns em outras literaturas, procurando diversificar o repertório de conhecimento de quem tiver acesso ao nosso livro. Queremos ressaltar que o livro tem uma proposta de estruturação bem inovadora e que vai ao encontro das metodologias utilizadas no nosso curso, que é a aprendizagem baseada em problemas. Apresentamos casos clínicos embasados na vivência médica seguidos de uma discussão acerca do diagnóstico e de questões embasadas em provas de residência dos últimos anos, específicas da ginecologia e obstetrícia, as quais auxiliam os estudantes de medicina na fixação do conteúdo, na prática médica e na preparação para a prova da residência.


Com o livro publicado, como vocês veem a importância dessa oportunidade?

Ela foi única. Pudemos contribuir com a construção de um material importante de estudo voltado para acadêmicos como nós. Enquanto estudantes, pudemos trazer nossa visão de como abordar um assunto de forma didática a esse público, sendo guiados por profissionais incríveis da área de ginecologia, obstetrícia e mastologia. Além do enriquecimento curricular, fazer parte como co-autores, nos possibilitou a experiência de trabalho em equipe e a construção de uma obra baseada em evidência científica, agregando muito a nossa jornada de aquisição de conhecimento. Estamos muito agradecidas.


Doutor Fernando, como o senhor analisa a importância dessa iniciativa?

Sempre incentivo os alunos a buscarem estudar o quanto puderem e, além disso, aproveitar a graduação para fortalecerem os seus currículos. E dentre essas possibilidades, acredito que capítulos de livro são os passos mais difíceis a serem conquistados, por isso a satisfação imensa por essa conquista. O mérito é total dos alunos, minha função é sempre estimulá-los a serem pessoas e estudantes melhores, pois, lá na frente, são essas vitórias que construirão excelentes profissionais.


Escola de Artes : Cursos proporcionam experiências que unem o corpo e a mente Anterior

Escola de Artes : Cursos proporcionam experiências que unem o corpo e a mente

Sebrae e parceiros lançam projeto de resgate à história e à cultura de Lages Próximo

Sebrae e parceiros lançam projeto de resgate à história e à cultura de Lages

Deixe seu comentário