<
logo RCN

'Tacto Esthesia - O Tocar da Paisagem Serrana'

'Tacto Esthesia - O Tocar da Paisagem Serrana' é uma obra de Carlos Alberto Wolff de Matos, com exposição de fotos impressas a partir da tecnologia de impressão 3D (Estereolitografia).  A exposição "Recortes da Paisagem Serrana" do artista proponente servirá de base para a produção da intervenção. 

A exposição conta com 17 obras, e o espaço preparado com sinalização para deficientes visuais, bem como viseiras para proporcionar uma experiência tátil sem uma interação visual para os demais. 

A Obra tem como objetivo proporcionar ao Público uma experiência sensorial provocativa e reflexiva aos temas inclusão / empatia e consciência ambiental / pertencimento regional.

O Estado de Santa Catarina possui, hoje, cerca de duzentas mil pessoas com deficiência visual total ou com grande dificuldade. Por outro lado, o Estado é considerado uma das regiões mais belas do mundo por suas características cênicas naturais, em especial na Serra Catarinense. 

Desse modo, a proposta aproxima o deficiente visual desse contexto pouco explorado por ele, possibilitando o sentir, por um meio que é tão comum: o tato. Essa recomendação acorda a consciência ambiental e o sentimento de pertencimento. 

A intervenção artística oferece uma experiência de contemplação cênica aos demais que não possuem deficiência visual, em um sentido não comumente explorado: o tato. Dessa forma, possibilitando a reflexão e o sentimento de empatia para com os deficientes visuais e, da mesma forma, a valorização da biodiversidade regional.


Local de realização

A exposição será realizada em diversas cidades, iniciando em Lages-SC, em locais preparados para receber e proporcionar a experiência tátil. Todas abertas ao público, e em locais fáceis de acesso à comunidade.

No dia 12 de novembro, a visitação à exposição estará aberta ao público no Lages Garden Shopping, a partir das 19:30 h.


Carlos Alberto Wolff de Matos

Nasceu em Lages e desde cedo residiu na Serra Gaúcha. Retornou a Lages em 2003 e passou a desenvolver suas atividades profissionais na área administrativa da concessão de energia. 

Há dez anos, também desenvolve atividades fotográficas em Lages e região, dando sequência às artes visuais que já desempenhou.

Em 2016, no Concurso 250 Cores de Lages, Carlos Wolff recebeu o 1º Prêmio com a foto "Memórias do Setor Madeireiro".

Já em 2017, no Concurso Mata Atlântica - Conhecer para Preservar, foi agraciado com o 2º Prêmio, com a foto "Mata Atlântica - Berçário das Águas".

Carlos Wolff é um apaixonado pelas artes visuais, buscando nos detalhes de cada obra a interpretação mais intensa pelo seu público. 

Lançamento do livro sobre Daniel Lucena será no Casarão Juca Antunes Anterior

Lançamento do livro sobre Daniel Lucena será no Casarão Juca Antunes

Projeto itinerante Viva Comunidade chega a Lages Próximo

Projeto itinerante Viva Comunidade chega a Lages

Deixe seu comentário