<
logo RCN
Lages 256 anos

A história da evolução da tecnologia em miniaturas feitas em madeira

  • Fabrício Furtado/FCL

Mercado Público de Lages recebe exposição temática que apresenta a evolução tecnológica da sociedade pelo artista Darci Dutra

Começou, na segunda-feira (21), no Mercado Público de Lages, a exposição temática “A Evolução Tecnológica em Miniaturas de Madeira”, do artista, projetor e idealizador de móveis Darci Figueiró de Jesus Dutra (68 anos), auxiliado pelo colega e professor Nivaldo Varela.
Seu Darci é natural de Anita Garibaldi e há mais de 40 anos reside em Lages. Antes, estudou no estado do Paraná e prestou serviço também em Rondônia, atuando na área de educação nas áreas de Tecnologia agrícola e tecnologia industrial. Aposentado, recentemente formalizou a empresa Tramato, especializada em móveis planejados para indústrias, residências e comércio.
Ele possui objetivos mais educacionais e inclusivos do que propriamente a arte. “Eu gosto de contar a nossa história através daquilo que eu sei fazer. Meu objetivo é que as pessoas, principalmente as crianças possam conhecer como tudo era antes, a importância da madeira na sociedade desde a formação dos nossos povos até hoje. O trabalho nasceu de estudos, pesquisas e vivência. Importante citar a colaboração do meu amigo, o professor Nivaldo”.

 
Uma linha do tempo reproduzida em miniaturas de madeira
Quem prestigiar a exposição do seu Darci, irá perceber uma cronologia de momentos da história representadas em ações de mulheres e homens e os seus trabalhos evoluindo a cada representação em madeira. A jornada inicia com a chegada dos imigrantes europeus no Brasil e o serviço nos campos e na formação das cidades com o uso da água e fogo como fontes de energia, passa pelas revoluções trabalhistas e industriais, a mecanização, apresenta novas tecnologias de transporte urbano, as empresas de laminação, produção de chapas e a geração de novas energias, as limpas, renováveis e sustentáveis.
O primeiro visitante da exposição foi Arthur Landskron, de 8 anos de idade. Ele foi acompanhado pela avó Julieta Terezinha Arruda Corrêa, 71 anos, artesã. Arthur teve a honra de ser atendido e guiado pelo seu Darci, que explicou detalhadamente cada etapa da exposição e mostrou para Arthur diversas representações de equipamentos antigos que o jovem nunca tinha ouvido falar. “Dessa maneira conseguimos a atenção das crianças, mostramos a elas as nossas origens e onde chegamos”, diz Darci.

Exposição com a história do Mercado Público continua no Mercado
Organizada pela equipe do Museu Histórico Municipal Thiago de Castro (MHTC) e instalada na reinauguração do Mercado Público em 4 de dezembro de 2021, a exposição que conta a história do Mercado passou para o hall superior do Mercado dando lugar ao trabalho de Darci. Segundo o curador de exposições da Fundação Cultural de Lages, Celso Cruz, “A Evolução Tecnológica em Miniaturas de Madeira”, de Darci Dutra é uma exposição de longa duração que permanecerá até 30 de junho de 2023.


Barbicacho Colorado faz apresentação inédita em Santa Cruz do Sul Anterior

Barbicacho Colorado faz apresentação inédita em Santa Cruz do Sul

Artesanato Tramatusa, de Lages, a caminho de feira em Vitória (ES) Próximo

Artesanato Tramatusa, de Lages, a caminho de feira em Vitória (ES)

Deixe seu comentário