<
logo RCN
Política

Olivete Salmória

Tudo como mandava o figurino

Não dá para saber se foram cumpridas as promessas feitas a Gerson dos Santos - como ele exigia - ou foi o efeito da convocação do prefeito Ceron reunindo os vereadores da base na manhã de terça-feira (14), para dar "as tintas de como se procederiam as eleições na Câmara - mas, como determinava o protocolo e conforme acordo firmado no início da legislatura, ele renunciou ao cargo e a eleição de Jean Felipe aconteceu por unanimidade. Simples assim! O próprio Gerson entendia que na sequência seria só homologar o nome de Tio Zé para a vice-presidência. Contudo, a forma de a oposição interferir no processo foi lançar o nome da vereadora Suzana Duarte (Cidadania) para a vaga. Na disputa entre Tio Zé e Suzana, obviamente, que a situação elegeu Tio Zé, porém, Suzana levou seis votos. Assim, a Câmara de Vereadores entrou em recesso até fevereiro do ano que vem sem nenhum percalço. Tudo como manda o figurino e determina o prefeito Ceron! As poucas novidades que ocorreram foi o anúncio do vereador Ozair Coelho, o Polaco, de que no ano que vem abrirá espaço para que suplentes cheguem à Câmara. Disse que se licenciará por 60 dias. O outro caso não foi propriamente um anúncio, mas uma promessa velada de Heron Anderson de Souza. Ele disse que nas eleições do ano que vem "não vai se omitir". Sabemos que ele chegou à Câmara na esperança de presidir a Casa em vista da votação que recebeu. Não aconteceu! Depois, chegou a dizer que desejava concorrer a deputado, mas outros companheiros de partido se anteciparam. Portanto, não dá para saber o que realmente ele quis dizer ao citar que não se omitirá.


Moisés em plena campanha eleitoral

Liderados pelo prefeito de São Joaquim, Giovani Nunes (PSL), a maioria dos prefeitos da Serra se reuniu no sábado passado em Urupema para firmar compromisso com o governador Carlos Moisés, de que estarão com ele nas eleições do ano que vem. Apoiam a sua reeleição. Lá estiveram os prefeitos do PP: Ademilson Conrado (Cerro Negro), Mariza Costa (Urubici) e Evandro Frigo (Urupema). Faltaram apenas os progressistas Tito Freitas (Capão Alto) e Claudiane Pucci (Campo Belo do Sul). Além destes, faltaram apenas o prefeito Ceron e Fernanda Córdova (Palmeira), que se mantém fiel a Jorginho Melo (PL) também pré-candidato ao governo. Mas seu colega de partido, João Cidinei da Silva (Anita Garibaldi) estava lá na primeira fila. Os recursos e obras anunciadas para a região deixaram os prefeitos agradecidos a Moisés e agora com o Plano 1000, que prevê a destinação aos municípios de mil reais equivalente ao número de habitantes, sentenciou o apoio de todos. Há porém duas questões: esses recursos serão liberados ao longo dos próximos cinco anos e só para projetos estruturantes. O dinheiro não poderá ser usado para asfaltar ruas, mas para obras que promovam o desenvolvimento da região. Os projetos terão de passar pelo crivo do governo para que o dinheiro seja liberado. O plano foi lançado na terça-feira, na capital, com a casa lotada, e com pompa e circunstâncias. Podemos dizer que o governador Moisés já está em plena campanha para a reeleição


"Temos embate entre os vereadores, mas nos respeitamos, pois o contraditório faz parte dos debates e assim crescemos junto com a cidade. Também agradeço ao prefeito que sempre tratou com muito respeito esta Casa Legislativa. (...) É com sentimento de gratidão e missão cumprida que hoje concluí minha missão como presidente da Câmara de Lages"

Vereador Gerson dos Santos, ao informar sua renúncia ao cargo de presidente da Câmara e a eleição de Jean Felipe de Souza, conforme acordo.


Recepção em Urupema

A vice-prefeita de Urupema, Cristiane Pagani, recebeu, domingo, o governador e a esposa em sua casa. Eles gostaram muito do lugar, tanto que perguntaram se podiam voltar para passar um final de semana com as filhas. Prontamente, a vice-prefeita colocou sua casa à disposição. "Eles fizeram muitas fotos, encantados com a beleza natural. Especialmente as araucárias chamaram atenção de Moisés", conta Cristiane.


Governador foi recebido na casa da vice-prefeita de Urupema, Cristiane Pagani


A segunda mulher a ocupar a presidência da Amures

Nos 54 anos de existência da Amures, apenas uma mulher havia ocupado a presidência da associação: Marta Regina Goss (PSDB), ex-prefeita de Bocaina do Sul, em 2009. Na semana passada, aconteceu as eleições para a escolha do novo presidente para o exercício de 2022 e a prefeita de Palmeira, Fernanda Córdova (PL) foi a escolhida. Se constituindo na segunda mulher a ocupar este cargo. Com apenas 39 anos, Fernanda Córdova também será uma das lideranças políticas mais jovens no comando da entidade. Giovane Nunes (São Joaquim) será o 1° Vice-presidente e Pedro Luiz Ostetto (Bom Jardim), o 2° Vice-Presidente.


Fernanda é também uma das lideranças mais jovem a ocupar a presidência da associação

Foto: Oneris Lopes


Calçadas

Projeto de lei obriga os proprietários de imóveis a manterem os passeios públicos (calçadas) pavimentados sob pena de serem multados no valor de R$ 214,00 por metro quadrado. Este projeto estava tramitando no legislativo desde maio deste ano. É bastante providencial uma vez que a maioria das calçadas da cidade, especialmente na área central, estão bastante danificadas e os proprietários não arrumam. Na mesma sessão os vereadores aprovaram uma lei complementar ao Código de Postura, estabelecendo regras para a colocação dos tapumes nas obras.


Em férias

O prefeito Ceron irá sair em férias a partir do dia 3 de janeiro, ficando todo o mês de janeiro ausente da prefeitura para um merecido descanso de 30 dias. Segundo Ceron, Polese ficará em seu lugar e com tinta na caneta para dar a sua própria cara à administração, até mesmo demitir, contratar e substituir secretários. Obviamente que não fará isso dada a efemeridade na função: apenas um mês.


Sem interferência

O prefeito Ceron reitera que só não alterou o sistema de preenchimento das vagas de diretor das escolas antes - acabando com a eleição dos mesmos - porque havia se comprometido a não fazê-lo no primeiro mandato. Diz ele que o objetivo em fazer alteração agora é melhorar os índices do IDEB. E, quanto à indicação dos diretores, no início do ano letivo de 2022 ele já avisa que não aceitará interferência política na escolha dos nomes. Atuará na plenitude do que determina a legislação: a nomeação dos diretores é uma prerrogativa do prefeito e de mais ninguém.


Exagero

Ao tecer elogios ao vereador Tio Zé, Bruno Hartmann disse que quem conhece ele fica encantado com a sua amabilidade, a ponto de "querer pegá-lo no colo".


Olivete Salmória Anterior

Olivete Salmória

Olivete Salmória Próximo

Olivete Salmória

Deixe seu comentário