<
logo RCN
Política

Olivete Salmória

Colombo diz que pesquisa o aponta como favorito

Acredite se quiser: O ex-governador Raimundo Colombo, que esteve na Rádio Clube na terça-feira, disse que o partido tem realizado pesquisas de intenção de votos e seu nome aparece em primeiro lugar na preferência do eleitorado na disputa ao governo do estado. "Estou pronto para ser candidato, mas não vou impor minha candidatura," diz ele. Lembrou que dos três nomes colocados pelo partido, um já desistiu: o prefeito de Chapecó, João Rodrigues. Restam ainda ele e o ex-prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes. Mas, fez questão de dizer que "vocês não fazem ideia da pressão que sofro para decidir pela minha candidatura". Diz que as pessoas o indagam constantemente se ele já decidiu abraçar ou não a disputa. As pessoas podem até dizer isso, mas é o partido que decide e é bem claro que há muita resistência dentro do PSD para homologação de seu nome. Colombo está trabalhando para reverter isso. Uma das estratégias será essa tal pesquisa. Mas ex-assessores costumam destacar que ele joga com números para impressionar a plateia. Escreve alguns números em um papel antes de uma entrevista e diz que foram levantados por pesquisa. Embora não possa afirmar que isso seja o caso, temos consciência de que acontece. Há também as pesquisas encomendadas, feitas para chegar a determinado resultado. Colombo insiste que ele não pode ser candidato dele mesmo, mas usa suas cartas para fazer com que aconteça. Para facilitar, já está dizendo que "se for candidato me comprometerei de que, se vencer, não irei à reeleição. Terei um só mandato, de transição, para arrumar a casa e entregar para outro".


"O melhor cargo que exerci na minha vida foi o de prefeito"

Ex-governador Raimundo Colombo, em entrevista concedida à uma rádio local


"O MDB sai como protagonista nesta eleição a governador, jamais coadjuvante. Com candidato protagonista emedebista, todos estaremos juntos. Caso contrário, não estarei na campanha, eu e muitos emedebistas da região. Falo por mim, e por várias lideranças do MDB da região."

Ex-prefeito de Lages, Elizeu Mattos ao se referir às eleições ao governo do Estado


Para prestigiar seu vice

O vice-prefeito de São José do Cerrito, Leonardo Heinzen, assumiu a cadeira de prefeito por 30 dias a partir da última segunda-feira. O detalhe é que o prefeito José Dirceu da Silva não pretende deixar a cidade. O afastamento foi apenas para dar oportunidade ao vice de sentar na cadeira de prefeito.


Prefeito Dirceu passou o cargo a Leonardo, mas não deverá sair em férias


Lages terá de se apressar

Nesta semana, 10 municípios assinaram a adesão ao Plano 1000 em ato na Casa d'Agronômica. Os convênios foram assinados com Blumenau, Içara, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Palhoça, Mafra, Rio do Sul, São José, Videira e Xanxerê. Esses municípios já estão com os projetos prontos para receber os recursos do Plano 1000, mas Lages ainda nem sequer definiu quais projetos estruturantes serão elaborados. Terá de se apressar, pois este ano é de eleição e o repasse dos recursos deve acontecer até março. Depois disso, só no ano que vem e até lá ninguém sabe quem estará sentado na cadeira de governador de SC para dar continuidade ao Plano.


10 municípios já assinaram adesão ao Plano 1000 e já com projetos prontos


Novas escolas

A Serra será contemplada com duas escolas cívico-militares do programa do governo federal. Uma em Lages e outra em São Joaquim. Em Lages, ela será instalada na Escola Estadual Cora Batalha. Em São Joaquim, será instalada na Escola Municipal Jurema Hugen Palma. Com a redução do número de alunos da rede estadual, duas escolas já foram transferidas. A primeira delas foi a Melvin Jones, do Morro do Posto, onde funciona hoje a Escola da Polícia Militar Feliciano Nunes, e agora a Cora Batalha. A nova escola deverá ser aberta no segundo semestre.


A rede comporta?

Desde o início do ano letivo de 2021, no dia 18 de fevereiro, a Secretaria de Estado da Educação (SED) já realizou entregas de aparelhos de ar condicionado em 394 escolas de Santa Catarina. Ao todo, foram investidos R$ 19,87 milhões na aquisição e instalação de 3.366 equipamentos. Mas o que temos de questionar é se as redes elétricas das escolas comportam esses ar-condicionado. Já temos exemplos aqui em Lages de escolas que receberam esses aparelhos há alguns anos e até hoje não estão funcionando por essa razão. É o caso, por exemplo, da Escola Cora Batalha.


Posse MTG

O governador Carlos Moisés já confirmou presença na posse da nova diretoria do MTG/SC, que acontece domingo (15) na sua sede, na Restinga Seca, Em Lages. Haverá um desfile a cavalo e já foi reservado um animal bem dócil para que o governador monte.


Visibilidade

Na segunda-feira (10), o prefeito em exercício, Juliano Polese, fez a entrega de dois veículos Onix para o setor da Saúde. Até aí, nada de anormal se não fosse o fato de que tais veículos foram adquiridos em outubro do ano passado e o secretário da Saúde já estava usando um deles desde esta data. Isto é: estão criando atos para que se dê visibilidade a interinidade de Polese. Daqui a pouco estará presidindo a inauguração de obras já entregues à comunidade.


Área Azul

O Diretran fez uma expansão da área azul da cidade. Será retirada a Área Azul da Joca Neves e incluídas as vagas do Tanque Jonas Ramos e outros locais do centro. A previsão contratual é de 2.500 vagas, e os responsáveis argumentam que ainda estão sendo feitas as adaptações. A empresa repassa mensalmente para a prefeitura cerca de R$ 80 mil, pois o valor é cobrado pelo número de vagas exploradas.


O pior

A votação unânime em Jean Felipe, para a presidência da Câmara, teve uma razão forte. Tudo para garantir o afastamento definitivo de Gerson dos Santos da função, tal era a rejeição que ele enfrenta entre seus pares. Dizem que, de longe, foi o pior presidente que a casa já teve.


Fila é longa

O deputado Neodi Saretta (PT) fez uma análise das conquistas de 2021 e dos desafios que Executivo e Legislativo precisarão enfrentar em 2022. A fila dos catarinenses que aguardam por cirurgias eletivas, procedimentos e consultas especializadas será o principal desafio, na opinião dele. Passam de 100 mil pessoas na fila de espera pelas cirurgias eletivas em SC.


Cartão ponto

O vereador Nei Casa Nossa está solicitando instalação de cartão ponto nos abrigos de Lages. Ele recebeu denúncia de que alguns funcionários só aparecem lá para assinar o livro ponto e ir embora.


Mais dois cargos

A Câmara de Vereadores aprovou projeto de lei complementar que dispõe sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos dos servidores da Câmara de Vereadores do Município de Lages. Cria mais duas vagas na Câmara: um tradutor de libras e um analista de licitações.


Pedido do Simproel

A presidente do Simproel, Elaine Moraes, e a secretária do sindicato, Daiane Leite, reuniram-se com o prefeito em exercício, Juliano Polese, para dialogar sobre o ano letivo. Na ocasião, protocolizaram um ofício solicitando que o poder executivo chame os ACT's para retornar as atividades no dia 02/02/2022, juntamente com os demais profissionais. Entendem como fundamental que efetivos e ACT's retornem na mesma data, "para a organização das unidades educacionais e a consequente qualidade do ensino."


Olivete Salmória Anterior

Olivete Salmória

Olivete Salmória Próximo

Olivete Salmória

Deixe seu comentário