<
logo RCN
Política

Olivete Salmória

Os pré-candidatos aguardam, agora, as convenções

Ao que parece, o ex-secretário do Desenvolvimento Regional, Juarez Mattos (MDB), que atuava como assessor do deputado Valdir Cobalchini e o ex-vereador Lucas Neves (Podemos) foram os únicos dos pré-candidatos, em Lages, a se desincompatibilizar para concorrer às eleições deste ano. Uma vez que são, talvez, os únicos a ocupar cargo público, dentre eles. 30 de junho foi o último prazo para funcionários públicos sem cargo de chefia se afastarem para concorrer. Juarez está estreando nas urnas, mas Lucas deseja disputar novamente uma vaga de deputado estadual (na eleição anterior concorreu pelo PP, fez 26.794 votos e ficou na 4ª suplência). Lucas deixou a função de assessor do governo, cargo que ocupou por 16 meses, mas iniciou um novo roteiro pela região, desta vez para contabilizar apoios, visitando os prefeitos e lideranças que foram beneficiadas com as ações do governo e as quais teria "intermediado". Na verdade, embora o calendário eleitoral não permita ainda, nos bastidores, a campanha já iniciou. Os prazos para desincompatibilização são diferentes para diferentes funções. Para os que ocupam mandato de governadores e prefeitos deveriam deixar o cargo em 2 de abril, caso desejassem concorrer a outros cargos. Para quem vai à reeleição não precisa deixar o cargo, como é o caso do governador Carlos Moisés. Os vereadores também não precisam se afastar para disputar. Na Câmara, pelo menos dois deles estão disputando uma vaga de candidato a deputado: Gerson dos Santos e Ozair Coelho, o Polaco. Interessante destacar que os militares que desejam disputar eleição devem se afastar de forma definitiva das funções, seis meses antes das eleições. Mesmo que não sejam vitoriosos, vão para a reserva. Também seria o caso do governador Carlos Moisés que é bombeiro militar. No dia 20 deste mês se inicia o prazo para os partidos realizarem suas convenções, homologarem seus candidatos ou definir as coligações. Vale destacar que, desta vez, não haverá coligação para deputado ou senador. O prazo limite para oficialização das candidaturas é 5 de agosto.


"A péssima gestão, nos últimos anos, com números e tabelas a provar, em vista à saúde pública com 21 UBS sem médico de ESF, e debandada de médicos devido à inviabilidade de permanecer no local com o mínimo de condições para atender às demandas da população, e um panorama assustador que esse deficit está trazendo; e essa demanda escoando diretamente no nosso pronto atendimento. Pontuado a falta de estrutura, higiene, condições precárias e desvalorização do profissional de saúde, destacando os médicos e o desrespeito com os mesmos por parte da gestão?"

Da carta aberta à população lageana, assinada pelos médicos da UPA, apontando o caos do setor de atendimento à saúde no município de Lages


Executivo teve duas derrotas na Câmara

No mês passado, o presidente da Câmara, Jean Felipe (Progressistas), promulgou duas leis complementares que tiveram origem no próprio Poder Legislativo: A primeira delas, proposta pelo vereador Bruno Hartmann (Podemos), torna mais rígida a legislação para situações de animais de grande porte soltos ou abandonados pelas ruas. As sanções vão desde multas até a proibição do resgate do animal apreendido, em casos comprovados de maus tratos. A segunda matéria, de autoria do vereador Gerson Omar dos Santos (PSD), estabelece que toda autorização de corte de árvores ou de licença ambiental para supressão de áreas verdes no município, seja publicada em meio eletrônico oficial. Essas duas matérias foram vetadas pelo prefeito e no retorno à Câmara, os vereadores derrubaram os vetos. De fato, Jean Felipe está agindo com mais autonomia do que os presidentes anteriores também ligados à administração.


Duas leis que haviam sido vetadas pelo prefeito foram homologadas pela

presidência do Legislativo


Moisés e Zelensky

Estão criticando os marqueteiros do governador Carlos Moisés por quererem colar a sua imagem ao presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, que tem hoje uma grande popularidade. Realmente ele deixou crescer o bigode e cavanhaque no estilo de Zelensky, mas não vejo motivo para críticas. A estratégia de campanha é função dos marqueteiros que precisam vender uma imagem que conquiste o eleitor. Só não vale roubar, matar, mentir, agredir e espalhar fake News.


Marqueteiros de Moisés estão trabalhando a imagem do governador para

se parecer com Zelensky


Lageanos pelo mundo

O lageano, Guilherme Maines Caon, filho do advogado Edézio Caon, assumiu a presidência da Associação dos Juízes Federais do Rio Grande do Sul. Ele ingressou na magistratura federal em 2008 e, atualmente, é titular da 2ª Vara Federal de Carazinho (RS).


PT com nova presidente

Celi Garcia assumiu a presidência do PT de Lages. Celi foi candidata a vereadora nas últimas eleições. Estiveram na posse integrantes da executiva e lideranças partidárias, como a pré-candidata a deputada estadual, Cláudia Bratti, Cleimon Dias e Domingos Valente, que foram candidatos a prefeito e vice pelo PT nas últimas eleições, assim como outras lideranças, a exemplo do ex-vereador Domingos Rodrigues. Celi fica no cargo até 2023.


Preste a vencer

O secretário da Saúde, Claiton Camargo, se confessou preocupado com o fato de que dispõe de um grande estoque de vacina contra a covid prestes a vencer. Isso porque, apenas 50% da população tomou a 3ª dose e menos de 10% chegou a tomar a 4ª dose. Para acelerar a vacinação e incentivar aqueles que ainda não foram se vacinar, a secretaria ampliou em mais duas horas o horário.


Fazenda experimental

Em março, foi autorizada a dotação orçamentária pela direção da Udesc para viabilizar a obra e encaminhar para licitação o projeto de construção do alojamento da Fazenda Experimental (Fecav) do CAV, onde são desenvolvidos projetos de todos os cursos de graduação e pós-graduação. O investimento será de quase R$ 800 mil. O projeto arquitetônico, com 257 metros quadrados, foi doado pela empresa Klabin e adequado às necessidades da universidade pelo engenheiro civil da Udesc/Lages, Paulo Furtado. Serão construídos alojamentos masculinos e femininos, banheiros, vestiários, sala de reuniões e salão multiuso.


Discordância

O ex-vereador Pedro Freitas se afastou, temporariamente, da vice-presidência da Associação dos Aposentados por divergências de ideias. Ele não concorda com a transferência do escritório da associação que funciona no prédio da Cutia, no calçadão Henrique Fiúza de Carvalho, para a sede social na Avenida Carahá. Ali, segundo Pedro, mais de três mil associados (dos 10 mil que possui) vão todos os meses para saldar seus compromissos com a associação. Segundo o vice-presidente, os escritórios ficando nesta área central, facilitam o acesso dos mesmos. Há que se observar que a Associação dos Aposentados possui quatro salas neste edifício (não são alugadas) e, conforme Pedro, poderia fazer uma reforma, e "ocuparmos duas delas, sendo que as duas outras podem ser alugadas".


Operação Fundo do Poço

O juízo da comarca de Anita Garibaldi condenou, por improbidade administrativa, uma organização formada por 14 pessoas, entre ex-prefeito, ex-vice-prefeito, deputado, secretário municipal, servidor, pessoas jurídicas e físicas e representantes das empresas envolvidas na Operação Fundo do Poço, em Abdon Batista. Sentenciou o grupo a devolver mais de R$ 522 mil aos cofres públicos. As denúncias foram apresentadas em 2011 e foi um escândalo na época, motivando, inclusive, o afastamento de um deputado estadual da presidência da Alesc. Passados 11 anos, desde então, ninguém mais lembra de nada e os políticos envolvidos continuam protagonizando no cenário político estadual.


Olivete Salmória Anterior

Olivete Salmória

Olivete Salmória Próximo

Olivete Salmória

Deixe seu comentário