<
logo RCN
Política

Olivete Salmória

Temporada das convenções inicia no dia 20

Semana que vem, começa o período das convenções partidárias que segue até o dia 5 de agosto, quando todas as legendas devem oficializar a escolha de seus candidatos. Os registros das candidaturas devem ser solicitados até 15 de agosto. A campanha eleitoral com comícios, distribuição de material gráfico, propagandas na internet e caminhadas deverá ocorrer a partir de 16 de agosto. Já as peças publicitárias em horário gratuito de rádio e televisão ficam liberadas entre 26 de agosto e 29 de setembro. O que é comum neste período de ano eleitoral é a movimentação dos candidatos, mas são escassas as articulações relativas às negociações. De todos os pré-candidatos ao governo, é o governador Carlos Moisés que está mais em evidência, até em função do cargo que exerce, querendo aglutinar apoios em seu nome, até de hostes mais improváveis. Em outros tempos, a estas alturas, até se arriscaria a montar o grid de largada rumo às urnas. Contudo, o cenário pode mudar ainda. Hoje temos como pré-candidatos: Carlos Moisés (Republicanos), Gean Loureiro (União Brasil), Jorginho Melo (PL), Esperidião Amin (Progressistas), Odair Tramontin (NOVO) e Décio Lima (PT). Mas, daí poderão sair diferentes composições. O União Brasil, Republicanos e o MDB marcaram as convenções para o mesmo dia: 23 de julho. O Republicanos e o MDB estarão juntos. Assim como o União Brasil, de Gean Loureiro, e o PSD, de Colombo, também formarão aliança. Já o PL preferiu deixar a convenção para mais no final do prazo e marcou para o dia 5. O partido de Jorginho Mello ainda aguarda a formação de aliança, algo fundamental para continuar no páreo, assim como o Progressista do eterno candidato Esperidião Amin e o PT de Décio Lima. Décio já tem garantido o apoio do PSB de Claudio Vignatti. Se aguarda, com expectativa, o resultado das convenções.

 

“Essa segunda edição é o resultado de um trabalho que reuniu diferentes forças com muita resistência e resiliência. O significado que a obra tem para a região e no estado é gigantesco. Esse esforço coletivo reuniu diferentes personas sociais e políticas para que tudo acontecesse. Nós chamamos também uma grande equipe para digitar, diagramar, para dar a atualização gramatical sem comprometer as ideias do Licurgo. Professores e pesquisadores também foram lembrados para contribuir através de artigos, dada a magnitude e importância dessa obra. Transformamos os quatro volumes originais em dois grandes volumes com todo o zelo estético e ético que a obra merece”,

Professora e pesquisadora Sara Nunes, responsável pela reedição do Continente das Lagens, do historiador Licurgo Costa.

 

Recanto estendido

Recanto poderá se estender além Festa do Pinhão. Isso se o prefeito Antonio Ceron acatar a sugestão do presidente da CDL, Zulmiro Klann, feita durante a avaliação da edição da festa deste ano. Realmente, é possível estender o clima de festa, deixando o Recanto do Pinhão por pelo menos um mês, visando atender os turistas que visitam a região neste período. Claro que não será necessário o mesmo número de shows, mas dando oportunidade para os artistas da região se apresentarem, pelo menos nos finais de semana.

 

Retratação

O ex-deputado Sérgio Godinho foi obrigado a se retratar das ofensas verbais em vídeos contra a deputada Carmen Zanotto, divulgados durante a campanha eleitoral em que ela disputou a prefeitura, em 2020: “Importante frisar que, ao contrário do que foi falado, a deputada Carmen Zanotto sempre foi uma pessoa correta, honesta e de boa índole, não havendo, dessa forma, em hipótese alguma, qualquer justificativa que possa desqualificá-la ou colocar em dúvida a sua índole. Como figura política, ressalto que ela está sempre buscando o melhor para a população catarinense”. Além da retratação, ele também terá de fornecer massas, por um ano, ao Asilo Vicentino. Se tiver de distribuir massa por conta das besteiras que publica em seus vídeos nas redes sociais, sua fábrica vai falir.

 

Rachadinha

O vereador Heron de Souza (PSD) pede providências no sentido de forçar que esta colunista publique o nome do vereador investigado pelo Ministério Público pela prática da rachadinha. 

Uma maneira torta para deixar claro que não é ele o vereador que está sendo investigado. Pode deixar, vereador, que se as investigações levarem à confirmação da Justiça de que está ocorrendo a prática da “rachadinha”, eu publicarei o nome do vereador envolvido.

 

Novo empréstimo

A prefeitura está solicitando a autorização da Câmara para contrair novo empréstimo para compra de maquinário. Desta vez, a administração pretende tomar R$ 8 milhões para a compra de maquinário a ser usado nas obras de pavimentação e infraestrutura urbana. Os vereadores de oposição protestaram contra a medida, lembrando que ainda no ano passado foi aprovado um empréstimo de R$ 5 milhões para a mesma finalidade. Não sei qual o tempo útil de uma máquina dessas, mas lembro que ainda na administração anterior, foram adquiridas quase 40 máquinas, entre tratores, caminhões, retroescavadeiras, etc... 0km. Será que elas já sucatearam?

 

Foi barrado

O pedido para a instalação de uma CPI na Câmara para apurar os problemas referentes à UPA 24h não foi aceito pelo presidente Jean Felipe, porque, segundo consta, não tinha “fato determinado”.

 

Dois códigos

O prefeito Antonio Ceron e o secretário da Agricultura, Thiago Cordeiro,  estiveram em Brasília, na quarta-feira (13), para uma audiência com o ministro do Meio Ambiente para discutir a questão do embargo e notificação do Ibama às lavouras da Coxilha Rica. Isso decorre do fato de termos dois Códigos de preservação ambiental em vigência: um federal (Código da Mata Atlântica), seguido pelo Ibama, que coloca todas as áreas acima de 800 metros como de preservação permanente, e o Código Florestal de SC, que só coloca os campos de altitude como área protegida acima de 1.500 metros. Esta divergência é que acaba por criar esta situação. Esses produtores estão sendo autuados pela segunda vez.

 

Reunião dos pré-candidatos

Polaco chamou pré-candidatos para um encontro na sede do Pinheirinho. O vereador Ozair Coelho (Polaco) está saindo na frente na campanha pela homologação de seu nome para as eleições rumo à Assembleia Legislativa. Pelo menos, está se articulando para essa finalidade.  Reuniu os nomes que comporão uma das chapas que concorrerão nas eleições de outubro: o pré-candidato ao governo, Gean Loureiro, do União Brasil; Eron Giordani (PSD), pré-candidato a vice-governador; Raimundo Colombo (PSD), pré-candidato ao Senado e ele, Ozair Coelho (PSD) para deputado estadual. 

Reunião do Polaco lotou a sede do Pinheirinho

Moisés recebe apoio à reeleição na Serra

Na terça-feira (12), os prefeitos de Correia Pinto, Edilson Churiço e Giovani Nunes de São Joaquim, além de lideranças da Serra, se reuniram em São Joaquim para manifestar apoio à pré-candidatura à reeleição do governador Carlos Moisés da Silva (Republicanos). Houve a presença de lideranças de partidos como Republicanos, PSD, MDB, Progressistas e PSDB. Foi o primeiro ato, após o anúncio de que a bancada estadual do MDB indicou o empresário e ex-prefeito de Joinville Udo Döhler para ser o pré-candidato a vice-governador na chapa encabeçada por Moisés.

Carlos Moisés esteve, na terça-feira, em São Joaquim onde recebeu a promessa de apoio à sua reeleição

Trabalhos não param nem nos finais de semana

Os trabalhos de recuperação da Serra do Corvo Branco, entre Urubici e Grão Pará, seguem em ritmo acelerado. Equipes com mais de 50 homens se dividem em turnos, inclusive aos finais de semana, para tentar liberar o trecho interditado desde o dia 4 de maio, em função de diversos deslizamentos e perda de pista ocorridos por conta das chuvas. Na sexta-feira passada, o adjunto da Secretaria de Infraestrutura, Alexandre Martins, e representantes da Construtora Fraga estiveram vistoriando a obra.

 

A Serra do Corvo Branco está interditada para as obras desde 4 de maio

Olivete Salmória Anterior

Olivete Salmória

Olivete Salmória Próximo

Olivete Salmória

Deixe seu comentário