<
logo RCN
Política

Olivete Salmória

PP diz que terá candidato à sucessão municipal

O senador Esperidião Amin (PP) e a ex-deputada, Ângela Amin, estiveram em Lages na sexta-feira (26), quando aconteceu uma reunião estadual do partido Progressista, na Câmara de Vereadores. O encontro contou com a participação de representantes do partido de todos os municípios da região, assim como nove prefeitos: de Capão Alto, Cerro Negro, Correia Pinto, Bom Retiro, Urupema, Painel, São Cristóvão, Frei Rogério, São Joaquim e Urubici, incluindo ai o prefeito em exercício de Lages, Juliano Polese. Entretanto, a participação dos progressistas não foi tão expressiva. Do encontro ficou um recado importante, o de que o partido terá representante na corrida eleitoral à sucessão municipal no ano que vem. Mas o senador Amin não adiantou nenhum nome. Creio que teria sido uma oportunidade de alavancar o nome de Juliano Polese. Não o fazendo, demonstrou pouca confiança em sua candidatura. Afinal, Polese já ameaçou tantas vezes que se candidataria a deputado que já ninguém acredita que realmente irá encarar uma disputa eleitoral a prefeito. Mas, é ainda o nome de maior peso dentro do progressista e, se o partido irá mesmo concorrer na majoritária, é com ele que deverá contar. Em vista do fato de que o PSD ficou enfraquecido diante dos últimos episódios e com suas principais lideranças detidas, deverá agora apoiar o PP na condução à sucessão municipal. Embora dentro do PSD tenha alguns vereadores dispostos a colocar seus nomes para concorrer ao cargo, como Agnelo Miranda, Ozair Coelho (Polaco) e Heron Anderson de Souza, não têm ainda respaldo dentro do partido para obter a escalação para a disputa. Neste momento, dentre os partidos aliados, seria mesmo o PP a bola da vez.

O senador Esperidião Amin e a ex-deputada Ângela Amin estiveram em Lages para um encontro do Progressistas

 

“O estado de Santa Catarina é importantíssimo para o partido NOVO porque é um estado onde a iniciativa privada deu certo, sem nenhuma interferência grande por parte do ente público. É um estado que tem um dos melhores IDHs do país, bem mais desenvolvido que a média Brasil. E isso demonstra claramente que o Brasil que deu certo é o Brasil que quer um partido como o partido NOVO”

Governador de Minas Gerais, Romeu Zema, que esteve em um encontro do Partido Novo, em Blumenau, no último sábado

 

CPI avançou nas informações

Há quem questione a validade da instalação de uma CPI para apurar o caso Semasa, já que o Ministério Público teria feito a investigação e em nada acrescentaria ao que foi detectado. Até agora, foram ouvidas cerca de 10 pessoas e a impressão que passa é de que nada teria sido levantado de relevante. Mas isso não é verdade, houve avanços na medida em que levantou detalhes importantes, como observou o relator da comissão, o vereador Jair Júnior. A começar pelos contratos com a Serrana Engenharia. No aterro sanitário, não havia qualquer tipo de fiscalização. “A balança contém irregularidades, constatamos algumas discrepâncias nas pesagens, que foram comprovadas pelos laudos produzidos”, conta ele. As oitivas foram muito esclarecedoras para a CPI com relação aos processos “cujos editais e contratos com as empresas terceirizadas eram elaborados dentro da Semasa, pelo secretário Jurandi e pelo diretor Miltinho. Tudo dentro da Semasa era comandado pelo diretor Miltinho, desde os editais, escolha dos gestores contratuais e a contratação de empresas terceirizadas.” Há ainda os contratos com as empresas Itajuí e Ventura Engenharia, muito volumosos e apresentando indícios de irregularidades que estão sendo apuradas pela Comissão. Esses fatos esclarecidos nos depoimentos ajudam a elucidar as responsabilidades de cada um, que logo será concluída no relatório, como explicou Jair.

Progressão

A Prefeitura de Lages tem 90 dias para emitir decreto sobre o novo estatuto do servidor. Essa foi uma conquista dos servidores depois de muitos anos de reivindicação. Ele foi aprovado pela Câmara de Vereadores e tem como principal escopo a progressão dos servidores na carreira. Ocorre que os servidores efetivos contratados a partir de 2007 não tiveram avanço salarial nenhum. A partir deste decreto, os efetivos com 15 anos de carreira terão direito a cinco progressões (de três em três anos pode ter acrescido em seus salários mais 3% do valor).

 

Nas redes sociais

O ex-secretário Eroni Delfes Rodrigues estava se sentindo em casa, já que estando no Quartel da PM, em Florianópolis, tem um quarto confortável, comida de qualidade e até celular disponível para se conectar às redes sociais. Só que, em uma vistoria por parte de enviados do Tribunal, encontraram o seu celular e o de seu companheiro de quarto (outro policial que também está recolhido). Mas a mamata foi cortada e ele agora está fora das redes. Dos detidos na Operação Mensageiro, os que estão em pior situação são o Miltinho Matias, ex-diretor de Resíduos Sólidos da Semasa; que está no presídio de São Cristóvão, e o ex-secretário da Administração e Finanças, Antônio Cesar Arruda, que está no presídio de Criciúma.

 

Justiça Eleitoral

Há informação de que o ex-secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Eroni Delfes Rodrigues solicitou que o processo contra ele seja transferido para a Justiça Eleitoral. Com este gesto, praticamente admite que os recursos angariados junto a Serrana foram para a campanha eleitoral.

 

Cassação

A Câmara de Vereadores foi notificada na última sexta-feira sobre a sentença proferida contra o vereador Nei Casa Nossa, de nove meses de reclusão e multa, por não ter recolhido ao fisco o ICMS sobre o valor da venda de produtos. Feito isso, em dez dias o vereador será afastado e assume sua cadeira o primeiro suplente que é Robertinho, hoje na União Brasil. Para o lugar de Robinho, que hoje está ocupando a vaga de Gabriel Córdova, que está secretário do Planejamento, deverá chamar o segundo suplente do PSL (partido pelo qual se elegeram), Eder Santos. Segundo consta, Eder estaria hoje atuando no gabinete do deputado Lucas Neves, portanto não sabemos se deixará a Assembleia para assumir este posto. Se decidir ficar com Lucas, o próximo da lista é Joatan Correa, que obteve 683 votos. Pelas informações, Jubsnei Martins da Cruz (Nei) deverá cumprir a pena de nove meses, prestando serviços comunitários. Não retorna mais ao legislativo, mas poderá concorrer novamente, na eleição do ano que vem.

 

Terceirização

O vereador Jair Júnior está convocando o secretário da Saúde, Claiton Camargo de Souza, para prestar esclarecimentos sobre a terceirização da UPA 24h de Lages. A terceirização foi firmada com o Instituto Maria Schmitt, de Joinville, e começou ontem, dia 1º de junho.

 


Olivete Salmória Anterior

Olivete Salmória

Olivete Salmória Próximo

Olivete Salmória

Deixe seu comentário